loader image

No Rio De Janeiro Aumentará Exigências De Passaporte De Vacina

Rio de JaneiroO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse, nesta terça-feira (30), que o município vai ampliar exigências de vacinação. Assim sendo, irá aumentar a lista de estabelecimentos que cobrarão comprovante de vacina. Cabe lembrar que a capital fluminense foi uma das primeiras do país a criar essa exigência.

O prefeito ainda disse qual foi a sua motivação para ter tomado tal decisão. No caso, é a ausência de um passaporte vacinal nacional, para a entrada no país. A ideia, disse à CNN Brasil, é dificultar a vinda do turista não vacinado. “É inaceitável que o Brasil não tenha exigido a comprovação de vacinação”, reclamou.

Paes também disse à CNN na manhã desta terça que deu “total respaldo” ao secretário da Saúde Daniel Soranz para implementação da medida. A recomendação para endurecer a cobrança do passaporte foi do Comitê Científico local. Desde que foi estabelecido, no início da pandemia, ele assessora decisões da prefeitura do Rio. Entre os setores que devem começar a pedir a comprovação de vacina, está o de hospedagem.

Assim, hotéis, hostels e pousadas, por exemplo, deverão de exigir comprovante de vacinação sob pena de serem multados. A medida ainda será regulamentada. Provavelmente, será regulada por decreto a ser publicado pela prefeitura carioca.

Veja Como Ter O Passaporte da Vacinação

Veja neste artigo como ter o seu Comprovante de Vacinação no Celular ou mesmo imprimir, veja aqui. Ou pelo Conecte SUS, vai precisa ter conta no Gov BR.

Pedidos da prefeitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a adoção de exigência de vacina para entrar no Brasil. Desde o início de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já faz essa mesma recomendação. Mesmo assim, o Ministério da Saúde ainda não se posicionou a favor do passaporte da vacina.

Diante dessas recomendações de órgãos científicos, a prefeitura carioca, assim como a de São Paulo, já enviaram ofícios no sentido à pasta da saúde. Neles, pedem medidas restritivas aos turistas não vacinados no Brasil. Há uma preocupação na comunidade científica brasileira de que o país se torne destino preferencial de pessoas que se recusam a vacinar (antivacinas ou antivaxxers).

“Independentemente de ter Réveillon ou Carnaval, o Rio recebe muitos turistas, os hotéis estão cheios, a gente passar a exigir sim (comprovante de vacinação) para as pessoas saberem que aqui vai ser bem recebido turista que tiver sido vacinado”, declarou Paes.

Reveillon mantido

Contudo, o prefeito do Rio de Janeiro manterá a tradicional festa do reveillon da cidade. O evento, que reúne milhares de pessoas na praia de Copacabana, será mantido devido à situação epidemiológica da cidade. De acordo com a a Secretaria Municipal de Saúde, 76,8% da população carioca está imunizada com as duas doses.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vacina Contra Gripe Influenza

Vacinação Da Gripe Em São Paulo Calendário 2023

Sabemos que todos os anos há a vacinação contra a gripe Influenza, porém nesse ano de …

Vacina Contra Gripe Influenza

Divulgado o Calendário De Vacinação Contra a Gripe 2023

A campanha para a vacinação 2023 contra a Gripe segue no Brasil. Agora, depois do …

Comprovante de Vacinação

Programa Nacional De Vacinação de 2023: Cronograma Completo

Como explicamos aqui, a aplicação das vacinas bivalentes contra covid-19 no Brasil começarão no próximo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *