Não Seja “Laranja” a Receita Federal criou uma maneira para proteger brasileiros e brasileiras das tentativas de e não se tornar um “Laranja” em empresas fraudulentas. Esses crimes, como sabemos, representam uma grande dor de cabeça. Com cada vez mais conexão com a internet e circulação de dados, fica cada vez mais difícil proteger nossas informações.
Nessa semana, a Receita Federal lançou um novo sistema chamado Proteção do CPF – Permissão para Participar de CNPJ. A ferramenta é muito fácil de utilizar e promete proteger CPF e os dados de maneira eficiente e gratuita. Explicamos aqui como o novo sistema funciona.
Como funciona o sistema de proteção do CPF da Receita Federal?
O sistema Proteção do CPF — Permissão para Participar, lançado pela Receita Federal, é uma ferramenta gratuita e válida para todo o território nacional. Ele trará várias funcionalidades que prometem um acréscimo de segurança nos dados.
De acordo com a Receita Federal, a ferramenta vai impedir que o CPF das pessoas seja incluído sem autorização, possibilitando fraudes, no quadro societário de empresas e demais sociedades.
Além disso, o sistema da Receita Federal abrange todos os órgãos registradores. No caso, as Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e OAB. A proteção também alcança todos os tipos jurídicos, incluindo o MEI — Microempreendedor Individual e Inova Simples.
Se em outro momento a pessoa desejar abrir um negócio, também pode usar a ferramenta. Isso porque para participar de algum CNPJ, será possível reverter o impedimento através da mesma ferramenta.
Marco importante
Este recurso lançado pela Receita Federal representa um marco fundamental no âmbito da segurança digital e na proteção dos dados. Recentemente, muitos casos de grandes vazamentos de dados causam preocupação entre as pessoas. Esse tipo de problema abre margem para crimes digitais e fraudes.
Hoje há um grande aumento das tentativas de fraudes envolvendo dados pessoais. O CPF é um dos dados mais sensíveis nesse sentido.
Além do mais, vemos uma crescente sofisticação das ameaças cibernéticas. Os crimes têm se tornado cada vez mais complexos e elaborados e, consequentemente, mais danosos para as pessoas. Por isso, tornou-se imperativo desenvolver medidas proativas para garantir a segurança das informações dos brasileiros.
Como utilizar o sistema de proteção do CPF?
Para ter acesso à funcionalidade disponibilizada pela Receita Federal, basta acessar o atual Portal Nacional da Redesim, disponível na página gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/redesim.
Ela também fica disponível no canal de Serviços Digitais da Receita Federal: servicos.receitafederal.gov.br. É preciso selecionar a opção “Proteger meu CPF” e logar com sua conta GOV.BR. Se você não tiver uma Conta Gov BR veja por aqui como fazê-lo ! Boa Sorte Na Sua Proteção!!
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!