Vacina Contra Dengue é Disponibilizada Na Rede Pública

O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliar o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue. A medida visa evitar que doses próximas da data de validade perderem o prazo de utilização. A medida valerá, dessa forma, para as locais que tenham lotes com vencimento em 30 de junho e 31 de julho.

O Ministério da Saúde ainda recomendou que os governos locais liberem, de forma preferencial, a aplicação no público alvo inicial da campanha. No caso, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Atualmente, a campanha de imunização é voltada para o público de 10 a 14 anos.

Se a estratégia não permitir o “uso oportuno” das doses, as secretarias de Saúde poderão lançar mais campanhas. Ou seja, campanhas para aimunização de pessoas de 4 a 59 anos. Trata-se da idade recomendada pela fabricante da vacina da dengue utilizada no SUS — Sistema Único de Saúde.

A ampliação temporária do público-alvo da vacina da dengue já havia sido adotada em abril. Isso aconteceu diante da baixa procura e da proximidade do vencimento de lotes. Essa medida serviu para evitar o desperdício de imunizantes com validade até 30 de abril.

Dessa vez, o Ministério da Saúde não informou quantas doses estão disponíveis com vencimento em junho e julho. Ainda não informou quais são os estados e municípios com lotes prestes a vencer.

Quem pode se vacinar contra a dengue?

O PNI — Programa Nacional de Imunizações reúne as vacinas aplicadas gratuitamente pelo SUS. Contra a dengue, oferta o imunizante Qdenga. Essa vacina começou a ser oferecida em fevereiro de 2024, nas unidades públicas de saúde.

A vacina contra a dengue foi desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março de 2023. Existe ainda uma vacina brasileira, em fase final de desenvolvimento pelo Instituto Butantã.

De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. Ainda faltam estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos. A vacina não pode ser aplicada em pessoas nas condições seguintes:

  • alergia a algum dos componentes
  • sistema imunológico comprometido
  • imunossuprimidos
  • gestantes e lactantes

Como se vacinar?

Quem quiser se vacinar contra a dengue, deve procurar a unidade de saúde mais próxima e ver se estão disponibilizando as doses. Caso sim, basta utilizar um documento de identificação e, não estando em nenhuma das condições que impedem a aplicação, receber a vacina.

Assim, basta procurar a unidade de saúde mais próxima e se informar se há doses de vacina contra a dengue.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vacina

Vacina Contra Covid-19 Entra No Programa Nacional De Imunização

A vacina contra a covid-19 passa a fazer parte do PNI (Programa Nacional de Imunização), …

Vacina Contra Dengue Deve Estar Pronta Em 2024

O Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica MDS (Merck Sharp and Dohme), está em …

Baixou Vacinou Goiânia Vacinação

Vacinação Em Goiânia Baixou Vacinou – Quem Vacina Hoje?

A Prefeitura de Goiânia disponibiliza um canal para Agendamento para vacinação em Goiânia pela plataforma …