Em janeiro de 2021, o estado do Amazonas enfrentou um drama no enfrentamento da pandemia da covid-19. Todo o país acompanhou situações como a falta de oxigênio em hospitais superlotados, por exemplo. A situação, depois de muitas vidas perdidas, foi contornada. Não obstante, obrigou o poder público a tomar ações efetivas para o combate à doença causada pelo novo coronavírus. Uma delas foi a adoção do passaporte de vacina.
De acordo com o decreto nº 44.442, de 23/08/2021, do governo do estado do Amazonas:
II – restaurantes, sorveterias, lanchonetes e bares, registrados como restaurante, na classificação principal da CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas:
a) abertura ao público, todos os dias da semana, no período de 06 horas da manhã às 03 horas, desde que os clientes apresentem comprovação de, pelo menos, imunização com a primeira dose da vacina contra a COVID19, respeitado o limite de 75% (setenta e cinco por cento) de ocupação, ficando expressamente vedado o consumo no estabelecimento fora do horário de abertura e sendo permitidas as apresentações artísticas ao vivo, sem salão de dança, desde que se cumpram os protocolos de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e regularidade da situação vacinal;(Redação da alínea dada pelo Decreto Nº 44581 DE 22/09/2021).
Assim sendo, veja como funciona o passaporte de vacina contra covid-19 no Amazonas.
Como obter o certificado
No Amazonas, é adotado o passaporte vacinal emitido pelo Conecte SUS. Ele pode ser emitido tanto via aplicativo do Conecte SUS ou pelo site do serviço, no endereço a seguir, nele vai precisar ter uma conta no Gov BR: www.gov.br/pt-br/servicos/certificado-nacional-de-vacinacao-covid-19.
Para obtê-lo, basta criar login e senha, e ir na parte intitulada “Vacinas”. Ali, é possível emitir o certificado, em português, inglês ou espanhol. Além disso, é possível visualizar os dados relativos à vacina contra Covid-19, como fabricante e data das aplicações das doses.
O certificado de vacinação digital será gerado quando o usuário estiver completamente imunizado. O documento tem as informações do cidadão e um QR Code. Ele é válido nacionalmente.
Outros estados que adotaram o passaporte vacinal
Vários outros estados adotaram o passaporte vacinal. Pernambuco, Ceará, Pará, Acre, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, dentre outros, já fazem uso dessa política. Além disso, há exigências de comprovante de vacinação em alguns municípios, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Além disso, muitos países que liberaram a entrada de brasileiros exigem comprovante de vacinação. Cabe ainda lembrar que isso vale para qualquer marca de vacina. Assim sendo, não importa se tomou Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou Jansen: todas são válidas.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos