Nova Carteira de Identidade 2022

Nova Carteira De Identidade Começa a Ser Emitida

nova carteira de identidade nacional começará a ser emitida na próxima semana. O documento  terá diversas novidades em relação ao formato atual. Por exemplo, adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.

Além disso, a nova identidade vem com um QR Code. Ele pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone. Assim, será possível ocorrer a validação eletrônica de sua autenticidade. Da mesma forma, será possível também saber se o documento foi furtado ou extraviado.

Advertisements

A implementação não vai ocorrer ao mesmo tempo em todos os estados. Assim sendo, as primeiras unidades federativas a começarem a emitir o novo documento serão:

  • Acre
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul, a partir do dia 26/07.
Nova Carteira de Identidade 2022
Créditos: Reprodução

Ao longo do ano, todos os estados e Distrito Federal irão emitir o novo modelo de Carteira de Identidade.

Advertisements

Código Internacional: alternativa ao passaporte?

Essa nova versão da carteira de identidade servirá também de documento de viagem. Isso vai acontecer devido à inclusão de um código de padrão internacional, chamado MRZ. Trata-se do mesmo usado em passaportes. Por isso, acredita-se, que a nova identidade poderá até mesmo ser alternativa ao documento usado em viagens.

Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul. Dito de outra maneira, o documento terá esse uso, até o momento, em países da América do Sul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.

Advertisements

O novo RG terá validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

Atualização

De acordo com o Ministério da Economia, serão emitidas as novas identidades para quem estiver com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. De toda forma, quem não estiver com dados atualizados, podem fazer nos canais da Receita Federal. Isso (atualizar os seus dados no CPF) pode ser feito no endereço www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf.

Em breve, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF. A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.

A lista de documentos necessários para a atualização do CPF foi disponibilizada no site do Ministério da Economia. Pode ser consultada aqui.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Cursos Disponíveis Senai

Senai-PB Abre Inscrições Para 10 Cursos 100% Gratuitos

O Senai da Paraíba (Senai-PB) está com inscrições abertas para cursos gratuitos. Serão capacitações nas …

AEPW/ Créditos: reprodução

AEPW vai criar 60 centros de reciclagem no Brasil

A Alliance To End Plastic Waste (AEPW) acaba de anunciar o seu primeiro projeto no …

Auxílio Brasil tem fila de 2,78 milhões de famílias

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta um dado preocupante sobre o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *