A nova Carteira de Identidade Nacional CIN – começará a ser emitida na próxima semana. O documento terá diversas novidades em relação ao formato atual. Por exemplo, adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.
Além disso, a nova identidade vem com um QR Code. Ele pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone. Assim, será possível ocorrer a validação eletrônica de sua autenticidade. Da mesma forma, será possível também saber se o documento foi furtado ou extraviado.
A implementação não vai ocorrer ao mesmo tempo em todos os estados. Assim sendo, as primeiras unidades federativas a começarem a emitir o novo documento serão:
- Acre
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Minas Gerais
- Paraná
- Paraíba
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul, a partir do dia 26/07.
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins
Ao longo do ano, todos os estados e Distrito Federal irão emitir o novo modelo de Carteira de Identidade.
Código Internacional: alternativa ao passaporte?
Essa nova versão da carteira de identidade servirá também de documento de viagem. Isso vai acontecer devido à inclusão de um código de padrão internacional, chamado MRZ. Trata-se do mesmo usado em passaportes. Por isso, acredita-se, que a nova identidade poderá até mesmo ser alternativa ao documento usado em viagens.
Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul. Dito de outra maneira, o documento terá esse uso, até o momento, em países da América do Sul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.
O novo RG terá validade de 10 anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.
Atualização
De acordo com o Ministério da Economia, serão emitidas as novas identidades para quem estiver com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas, CONFIRA Aqui para saber sobre o CPF. De toda forma, quem não estiver com dados atualizados, podem fazer nos canais da Receita Federal. Isso (atualizar os seus dados no CPF) pode ser feito agendamento nos “PoupaTempo” do seu Estado como exemplo o PoupaTempo SP, o SAC BA.
Em São Paulo pode ser por Aqui: www.servicos.sp.gov.br/fcarta/D
Os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF. A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.
A lista de documentos necessários para a atualização do CPF foi disponibilizada no site do Ministério da Economia e também mais informações: www.gov.br/governodigital/pt-br/identificacao-do-cidadao.
Acompanhe Assuntos que Acreditamos Seja De Seu Interesse:
[button color=”orange” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/receita-federal-lanca-ferramenta-para-proteger-o-cpf” icon=”” target=”true”]Como Não Ser “Laranja” Proteja Seu CPF De Golpes e Fraudes, Veja Aqui[/button]
[button color=”green” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/?s=beneficios-sociais” icon=”” target=”true”]Acompanhe Os Benefícios Sociais Para Você, Aqui[/button]
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!