Nova Carteira de Identidade 2022

Governo Lança Novo RG Nova Carteira De Identidade

Nova Carteira de Identidade 2022O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (23), um novo modelo de Carteira de Identidade 2022 (RG). A partir de 2023, ele será válido para o todo o Brasil. O objetivo da mudança no documento é unificar o número do documento de todas unidades da federação. Para tanto, será usado o Cadastro de Pessoas Física (CPF).

O decreto nº 10.997, que regulamenta a lei, foi publicado no Diário Oficial da União, durante a tarde do mesmo dia 23/02. Diante disso, as pessoas devem estar se perguntando sobre o que vai mudar no novo documento. Além disso, outra questão que vem sendo bastante comum é sobre o que fazer com o antigos documento.

Advertisements

Primeiramente, vale ressaltar que a nova Carteira de Identidade/RG começa a valer a partir de 1º de março de 2022. O documento trará uma identificação única por meio do CPF válida para todo o Brasil. Além disso, ela poderá ser consultada via internet, pelo site ou aplicativo Gov.br.

Veja o vídeo sobre este assunto no Canal Programas Sociais BR:

Advertisements

A ideia, com a identificação única, é começar um processo de digitalização que extinguirá o documento físico nos próximos dez anos. Com efeito, a medida visa gerar maior segurança, evitando-se, por exemplo, que a mesma pessoa receba o mesmo benefício do governo duas vezes.

A medida prevê ainda que a nova carteira de identidade poderá valer como documento de viagem, já que vai entrar no padrão internacional. Ela terá código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo que consta nos passaportes. Porém, para viagens internacionais fora do Mercosul, o passaporte continua sendo necessário.

Advertisements

O CPF vai mudar? E o RG anterior?

A medida em nada altera o CPF que já temos. Assim, o número não será modificado. Quem não tem inscrição no CPF, pode solicita-lo ao órgão de identificação local ou pelos Correios, seguindo as regras determinadas pela Receita Federal.

Quanto ao antigo documento, ele permanecerá válido pelos próximos dez anos, contados a partir de 01/03/2022, para todas as pessoas com até 60 anos. Quem tiver mais de 60 anos poderá manter o documento antigo por tempo indeterminado.

Como emitir o novo RG?

A emissão do novo RG ficará sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada Estado. Ao receber o pedido, cada órgão validará a identificação pela plataforma Gov.br. As secretarias estaduais irão publicar as normas e procedimentos para a emissão do novo documento.

Cabe ressaltar que, ao contrário do documento atual, a emissão do novo RG será gratuita. Além disso, ela será obrigatória para todas as pessoas com até 60 anos. Por fim, cada Estado terá até 06/03/2023 para se adequar ao novo modelo de RG.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Goiás Abre Inscrições Para Aluguel Social Em Mais Cidades

O programa Pra Ter Onde Morar, programa de Aluguel Social do estado de Goiás, está …

Bolsa Do Povo: Conheça Alguns Benefícios Do Programa

O Bolsa do Povo é um programa criado pelo Governo de São Paulo no ano …

Serviços Prefeitura BH PBH

Emprega BH Abre Inscrições Para Capacitação e Vagas De Emprego

As inscrições para os cursos do programa Emprega BH no Transporte e outras opções importantes …