Wi Fi Brasil Social Gratuito

Programa Wi-Fi Brasil Entrega Pontos De Internet Gratuita

Wi Fi Brasil Social GratuitoO Programa Wi-Fi Brasil, do Governo Federal, instalou 14 mil pontos de internet em várias cidades de todo o Brasil. Dessa forma, o programa conseguiu beneficiar quase nove milhões de pessoas em três mil municípios. Desses municípios, cerca 79% ficam nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Nas cidades onde o programa já funciona é implementado ponto de inclusão digital e social. Isso será feito para se promover a conexão gratuita e de alta velocidade para quem mais precisa. No Brasil, o problema da exclusão digital permanece como relevante, sobretudo no interior do país.

Advertisements

Em quatro estados da região Norte do país, no caso Acre, Amapá, Amazonas e Roraima, o Wi-Fi Brasil está presente em todos os municípios. A região que corresponde à Amazônia é uma das mais afetadas do país em termos de exclusão digital e o programa promete importante impacto ali.

Além disso, foram beneficiadas obtendo uma conexão via satélite, com alta velocidade, mais de 10 mil escolas. Desses estabelecimentos de ensino, 91% ficam na zona rural dos seus respectivos estados. Além dos estabelecimentos de ensino, mais 749 unidades de saúde e outros diversos espaços públicos contam agora com conexão de internet.

Advertisements

Internet banda larga acessível para todos

O programa Wi-fi Brasil é dividido em duas modalidades. A primeira delas instala antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas ou quilombolas e telecentros comunitários.

De acordo com as características mais específicas de cada região, é possível que ela tenha mais ou menos pontos de inclusão em locais variados, como postos de fronteiras ou centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Advertisements

A segunda modalidade disponibiliza uma antena em praça pública, com acesso livre e gratuito ao público em geral. Nessa modalidade, trata-se de pontos de acesso à internet que geram velocidades de conexão que variam entre 10 e 20 megabites por segundo.

As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância. O SGDC foi posto em órbita há quatro anos. Este é o único satélite brasileiro com capacidade de fornecer conexão de internet banda larga de alta velocidade em qualquer parte do país.

Maiores informações sobre o programa podem ser encontradas nos sites da Casa Civil e do Ministério das Comunicações: www.gov.br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/wi-fi-brasil.

Exclusão digital no Brasil

O problema da exclusão digital do Brasil é grave. A TIC Domicílios 2018, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, mostra que 42% dos lares não possuem computador. Esse mesmo instituto, em pesquisa de 2020, mostra que a maioria das pessoas no Brasil ainda possui acessos precários à internet.

Os resultados da pesquisa podem ser lidos aqui.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

SESI SP Inscrições Abertas

Abertas Inscrições Para Estudar No Sesi SP

O SESI SP abri inscrições para pessoas interessadas em se matricular seus filhos em alguma …

Secretaria do Trabalho do DF Cursos Gratuitos

DF Oferece Cursos Profissionalizantes Para Mulheres

A Secretaria de Trabalho do Distrito Federal está oferecendo 360 vagas em seis cursos profissionalizantes, …

Certificação Vacinação No Brasil e Viagem ao Exterior

Como Obter Passaporte Da Vacina No Espírito Santo

O avanço da vacinação contra a Covid-19 tem permitido que o governo do Espírito Santo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *