Programa Wi-Fi Brasil Entrega Pontos De Internet Gratuita

Wi Fi Brasil Social GratuitoO Programa Wi-Fi Brasil – internet gratuita, do Governo Federal, instalou 14 mil pontos de internet em várias cidades de todo o Brasil. Dessa forma, o programa conseguiu beneficiar quase nove milhões de pessoas em três mil municípios. Desses municípios, cerca 79% ficam nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Nas cidades onde o programa já funciona é implementado ponto de inclusão digital e social. Isso será feito para se promover a conexão gratuita e de alta velocidade para quem mais precisa. No Brasil, o problema da exclusão digital permanece como relevante, sobretudo no interior do país.

Em quatro estados da região Norte do país, no caso Acre, Amapá, Amazonas e Roraima, o Wi-Fi Brasil está presente em todos os municípios. A região que corresponde à Amazônia é uma das mais afetadas do país em termos de exclusão digital e o programa promete importante impacto ali.

Além disso, foram beneficiadas obtendo uma conexão via satélite, com alta velocidade, mais de 10 mil escolas. Desses estabelecimentos de ensino, 91% ficam na zona rural dos seus respectivos estados. Além dos estabelecimentos de ensino, mais 749 unidades de saúde e outros diversos espaços públicos contam agora com conexão de internet.

Veja o vídeo sobre este assunto:

Internet banda larga acessível para todos

O programa Wi-fi Brasil é dividido em duas modalidades. A primeira delas instala antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas ou quilombolas e telecentros comunitários.

De acordo com as características mais específicas de cada região, é possível que ela tenha mais ou menos pontos de inclusão em locais variados, como postos de fronteiras ou centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

A segunda modalidade disponibiliza uma antena em praça pública, com acesso livre e gratuito ao público em geral. Nessa modalidade, trata-se de pontos de acesso à internet que geram velocidades de conexão que variam entre 10 e 20 megabites por segundo.

As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância. O SGDC foi posto em órbita há quatro anos. Este é o único satélite brasileiro com capacidade de fornecer conexão de internet banda larga de alta velocidade em qualquer parte do país.

Maiores informações sobre o programa podem ser encontradas nos sites da Casa Civil e do Ministério das Comunicações: www.gov.br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/wi-fi-brasil.

Exclusão digital no Brasil

O problema da exclusão digital do Brasil é grave. A TIC Domicílios 2018, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, mostra que 42% dos lares não possuem computador. Esse mesmo instituto, em pesquisa de 2020, mostra que a maioria das pessoas no Brasil ainda possui acessos precários à internet.

Os resultados da pesquisa podem ser lidos aqui.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Casa Paulista SP

Casa Paulista Abre Novo Cadastramento Em 2024

Em São Paulo, a SDHU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação) abriu o Cadastro para …

Cursos Gratuitos Graduação Univesp

Univesp Oferta Vagas Em Novos Cursos Gratuitos Para 2024

A Univesp Universidade Virtual do Estado de São Paulo — oferta vagas para cursos gratuitos …

Cursos Técnicos Da Unesp

Unesp Abre Milhares De Vagas Em Cursos Gratuitos 2024

A Unesp — Universidade Estadual de São Paulo — abriu as inscrições para cinco Cursos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *