O programa Ser Luverdense Habitação se consolidou como um dos melhores programas habitacionais do Mato Grosso. Criado em 2023, beneficia muitas famílias. Assim, o Ser Luverdense Habitação atua aliado ao Fundo de Habitação e ao Conselho Municipal de Habitação. Atualmente, o programa se consolidou como política pública determinante para enfrentar o desafio do déficit habitacional na cidade
Atua oferecendo recursos financeiros através de subsídios voltados à população de baixa renda. Dessa maneira, o Ser Luverdense Habitação se consolida como um dos melhores e mais bem sucedidos programas habitacionais do Mato Grosso.
As informações sobre o Ser Luverdense Habitação podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social e Habitaçãolucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria/assistencia-social-e-habitacao.
O programa disponibiliza subsídios para famílias de Lucas do Rio Verde, e atua em complemento a outras políticas habitacionais. Assim, garante melhoras na qualidade de vida da população.
Como funciona o Ser Luverdense Habitação?
O programa Ser Luverdense Habitação foi criado em 2023. Naceu através da Lei Municipal Nº 3.634, sancionada depois pelo poder público. O programa tem a finalidade de manter investimentos em habitação de maneira permanente.
Dessa forma, o Ser Luverdense pode aportar recursos financeiros de até R$10 mil por unidade habitacional. Dessa maneira, essa política pública habitacional é um importante mecanismo que beneficia famílias mais pobres.
Trata-se de um complemento do Município concede, que pode ser somado a outras políticas públicas habitacionais. Dessa maneira, os valores do Ser Luverdense Habitação podem ser somados aos de outros programas. Entre eles o Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e o Ser Família Habitação, do Governo Estadual.
Desenvolvimento econômico também é promovido
O Ser Luverdense também promove o desenvolvimento econômico do município. Além de ajuda a compra de uma moradia, promove a geração de emprego e renda. Também melhora as condições de habitabilidade e de qualificação dos espaços urbanos. Enfim, trata-se de um programa que visa melhora geral da qualidade de vida à população luverdense.
“Esse programa foi criado justamente para que a habitação tenha sempre investimentos, até porque a demanda é crescente. Isso significa projetar e pensar Lucas do Rio Verde para daqui 10, 20 anos. É preciso investir de forma permanente em habitação, independentemente de mandato”, ressaltou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, no portal da prefeitura.
Oportunidades
O Ser Luverdense contempla mais de 4 mil oportunidades de moradia. São vários projetos habitacionais em Lucas do Rio Verde. Assim, há, no momento:
- 50 casas em construção, em parceria com o Governo do Estado
- 1.536 apartamentos do “Condomínio Águas do Cerrado”
- Pouco mais de 2.000 casas em construção próximo bairro Jaime Seiti Fujii
- 350 casas entregues do Residencial Vida nova II
- Pouco mais de 300 lotes do “Projeto Sonho Meu”
Mestre e doutor em História Social da Cultura — UFMG
Pesquise Artigos