Programa Amapá Sem Fome É Sancionado

Foi sancionada a lei que implementa o programa Amapá Sem Fome. Segundo o governo estadual, trata-se do maior programa de segurança alimentar da região Norte do Brasil. Essa ação objetiva diminuir vulnerabilidades sociais da população amapaense.

O programa Amapá Sem Fome atende, prioritariamente, 13% da população do Amapá. Essa parcela faz somente uma ou nenhuma refeição diária. O programa foi idealizado na secretária de Assistência Social do Amapá.

A sanção do projeto se deu dois dias depois de o projeto ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Amapá. Agora, o programa Amapá Sem Fome deverá ser implementado em todo o estado. Assim, o combate à insegurança alimentar neste estado ganha um novo patamar.

Existem outros programas, como o Brasil Sem Fome, que atuam no mesmo campo. Com efeito, ações estaduais como essa podem complementar ações de vários entes federativos. Dessa maneira, o problema da fome estrutural e insegurança alimentar no país é enfrentado em muitas frentes.

O objetivo da nova lei é ampliar o acesso à alimentação no dia a dia da população de baixa renda. Assim, irá exercer um importante serviço público para a promoção do DHAA (Direito Humano à Alimentação Adequado).  Amapá Sem Fome, por meio de sete programas, beneficiará todos os municípios amapaenses.

Como funciona o programa Amapá Sem Fome?

O programa Amapá Sem Fome prevê a implementação gradual das seguintes ações:

  • Restaurante Popular Social na Comunidade
  • Unidades Sociais Produtoras de Refeições
  • Vale-Gás
  • Kits Nutricionais à 1ª infância
  • Kits de Alimentos
  • Cartão Alimentação
  • Banco de Alimentos.

A Amapá Sem Fome será executado pela Secretaria de Assistência Social. De acordo com o poder público estadual amapaense, o programa abrange os 16 municípios do Estado. Em um ano e cinco meses, mais de 178 mil pessoas foram atendidas pelas ações de segurança alimentar do Governo do Amapá. Com a implementação do novo programa, esse número tende a aumentar ainda mais.

Foram feitas a entrega de aproximadamente 68 mil kits de alimentos, além da realização de 182 feiras do PAA — Programa de Aquisição de Alimentos. Foi feito ainda o atendimento de 436 entidades assistencialistas.

Importância do programa

O governador Clécio Luís (Solidariedade) falou sobre a importância do Amapá Sem Fome, durante a solenidade de seu lançamento. “Estamos assinando uma lei proposta pelo Executivo, mas que foi apoiada por esferas legislativas e sociais. Esse programa já existia, atendendo milhares de pessoas, mas agora ele se torna política pública, nos ajudando a reduzir ainda mais os índices de insegurança alimentar”, disse.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Nestlé Oferece Curso Gratuito De Gastronomia

A Nestlé está com inscrições abertas para Curso Gratuito De Gastronomia. Trata-se de uma formação …

Exame Do Encceja Inscrição Edital e Calendário Para 2024

Inscrições para participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – …

Acompanhe Concurso Dos Correios 2024 Para Médio e Superior

Os Correios estão se preparando para a realização de um Concurso 2024 para preencher 5 mil …