A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, na última nesta sexta-feira (1º/10), um novo Boletim do Observatório COVID-19, como vem fazendo desde o início da pandemia. Nesse novo boletim, a fundação recomenda a adoção do passaporte da vacina para todo o Brasil. Segundo consta no boletim, isso funcionaria como estratégia para estimular e ampliar a vacinação no país, além de impedir novas ondas de contaminação e mortes no país.
Um dos argumentos evocados no boletim é o princípio do ponto de vista da saúde pública, de que “a proteção de uns depende da proteção de outros e de que não haverá saúde para alguns se não houver saúde para todos.” Dessa maneira, continua o documento, será fundamental que se elaborem estratégias a nível nacional sobre o tema.
“Reforçamos, portanto, que esta estratégia é central na tentativa de controle de circulação de pessoas não vacinadas em espaços fechados e com maior concentração de pessoas, para reduzir a transmissão da COVID-19, principalmente entre indivíduos que não possuem sintomas”, defende o boletim.
Por fim, o documento ressalta a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no sentido de implementar o passaporte vacinal.
Passaporte vacinal: o que é e onde vem sendo aplicado
O que vem sendo chamado de passaporte da vacina é basicamente um comprovante de estar em dia com a vacina da covid-19. No caso, se trata de um documento que comprova que a pessoa recebeu a vacina na data marcada para a sua idade ou que ainda espera para receber a segunda dose.
O “passaporte”, no caso, é exigido para acesso a locais fechados, sejam eles públicos ou privados. Assim sendo, academias, cinemas, casas de show e teatros são alguns dos estabelecimentos que podem adotar o documento.
De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), pelo menos 249 cidades brasileiras já exigem o passaporte vacinal. Com efeito, isso representa somente 4,47% do total de municípios que existem no Brasil.
Dentre as cidades que adotaram o passaporte vacinal estão Rio de Janeiro e São Paulo. Algumas outras capitais, como Belo Horizonte, estuda-se sua adoção nas próximas semanas ou meses.
Resultados positivos da vacinação
Um argumento forte evocado no boletim da Fiocruz para a defesa do passaporte vacinal diz respeito aos excelentes resultados apresentados pelo avanço da vacinação no Brasil. O boletim divulgado hoje é referente às semanas epidemiológicas 37 e 38 (de 12 a 25 de setembro), mostrando redução nos números absolutos de mortes de 42,6% e de internações de 27,7%.
Contudo, os pesquisadores alertam que, mesmo com a queda dos indicadores, o momento ainda exige cuidado. A análise dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mostra que mesmo com a redução observada, a grande maioria dos estados ainda têm níveis altos ou muito altos, acima de um caso por 100 mil habitantes.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!