Boletim Da Fiocruz Recomenda Passaporte Da Vacina Em Todo o Brasil

Comprovante de VacinaçãoA Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, na última nesta sexta-feira (1º/10), um novo  Boletim do Observatório COVID-19, como vem fazendo desde o início da pandemia. Nesse novo boletim, a fundação recomenda a adoção do passaporte da vacina para todo o Brasil. Segundo consta no boletim, isso funcionaria como estratégia para estimular e ampliar a vacinação no país, além de impedir novas ondas de contaminação e mortes no país.

Um dos argumentos evocados no boletim é o princípio do ponto de vista da saúde pública, de que “a proteção de uns depende da proteção de outros e de que não haverá saúde para alguns se não houver saúde para todos.” Dessa maneira, continua o documento, será fundamental que se elaborem estratégias a nível nacional sobre o tema.

Reforçamos, portanto, que esta estratégia é central na tentativa de controle de circulação de pessoas não vacinadas em espaços fechados e com maior concentração de pessoas, para reduzir a transmissão da COVID-19, principalmente entre indivíduos que não possuem sintomas”, defende o boletim.

Por fim, o documento ressalta a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no sentido de implementar o passaporte vacinal.

Passaporte vacinal: o que é e onde vem sendo aplicado

O que vem sendo chamado de passaporte da vacina é basicamente um comprovante de estar em dia com a vacina da covid-19. No caso, se trata de um documento que comprova que a pessoa recebeu a vacina na data marcada para a sua idade ou que ainda espera para receber a segunda dose.

O “passaporte”, no caso, é exigido para acesso a locais fechados, sejam eles públicos ou privados. Assim sendo, academias, cinemas, casas de show e teatros são alguns dos estabelecimentos que podem adotar o documento.

De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), pelo menos 249 cidades brasileiras já exigem o passaporte vacinal. Com efeito, isso representa somente 4,47% do total de municípios que existem no Brasil.

Dentre as cidades que adotaram o passaporte vacinal estão Rio de Janeiro e São Paulo. Algumas outras capitais, como Belo Horizonte, estuda-se sua adoção nas próximas semanas ou meses.

Resultados positivos da vacinação

Um argumento forte evocado no boletim da Fiocruz para a defesa do passaporte vacinal diz respeito aos excelentes resultados apresentados pelo avanço da vacinação no Brasil. O boletim divulgado hoje é referente às semanas epidemiológicas 37 e 38 (de 12 a 25 de setembro), mostrando redução nos números absolutos de mortes de 42,6% e de internações de 27,7%.

Contudo, os pesquisadores alertam que, mesmo com a queda dos indicadores, o momento ainda exige cuidado. A análise dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mostra que mesmo com a redução observada, a grande maioria dos estados ainda têm níveis altos ou muito altos, acima de um caso por 100 mil habitantes.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Geração Tech Abre Inscrições Para Formação Em Desenvolvimento

O Projeto Geração Tech, idealizado pelo IEL — Instituto Euvaldo Lodi e pelo Governo do …

Vacina Contra Dengue é Disponibilizada Na Rede Pública

O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliar o público-alvo da campanha de …

Pela Prefeitura De São Paulo Cadastro Programa Habitacional Cohab e CDHU Gov SP

Acompanhe pelos links da Prefeitura de São Paulo o cadastro e recadastramento dos interessados no programa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *