Em São Paulo Capital e Interior (todo o Estado), foi obrigatório apresentar o Passaporte ou Certificado ou Comprovante da vacinação contra a Covid-19 para entrar nos estabelecimentos comerciais e diversos eventos, hoje mudou Graças a Deus e as Vacinas. A prefeitura da capital paulista e o Governo também disponibiliza o Passaporte de Vacinação ou Certificado de quem se vacinou. Ele foi ser exigido para entrar em vários estabelecimentos, mas agora é como não precisa mais é bom ter somente para comprovar.
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o comprovante da vacinação poderá ser feito por meio do aplicativo da prefeitura, que é o e-SaudeSP. Esse aplicativo da prefeitura apresenta todas as informações de saúde do usuário, com base nos dados do Ministério da Saúde.
“Os cidadãos de São Paulo contam com a facilidade de apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19, o chamado “Passaporte da Vacina”, na tela do celular, por meio do aplicativo Poupatempo Digital.”
Para quem não tiver o aplicativo, ainda haverá a opção de se apresentar um cartão físico da vacinação. O anúncio sobre todos os detalhes da nova política serão anunciados oficialmente nos próximos dias. Contudo, já se sabe que os locais que não cumprirem a exigência poderão ser multados.
Outro detalhe importante é que exigência será que as pessoas estejam com o esquema vacinal em dia. Dessa maneira, por exemplo, quem tomou devidamente sua primeira dose de qualquer vacina contra a covid-19, mas ainda aguarda pela segunda, poderá entrar nos estabelecimentos.
Como baixar o “passaporte”?
Apesar de ainda não terem sido divulgados todos os detalhes, alguns pontos já estão definidos. A declaração do atual prefeito da cidade divulgada no Uol Saúde revelam em partes como funcionará a obtenção do passaporte mediante acesso ao e-SaudeSP.
Pela Prefeitura de São Paulo “A pessoa baixa o aplicativo (e-Saude) da prefeitura e lá terá um QR Code com todas as informações: primeira dose, segunda dose, quando ela vai tomar ou deveria ter tomado. Se identificarmos que o estabelecimento não está exigindo ou que há pessoas no local que não se vacinaram, aplicaremos uma multa [no empreendimento]”, declarou Nunes em entrevista coletiva onde divulgou a medida.
Há expectativa de que os testes com o aplicativo para a emissão do documento sejam concluídos ainda essa semana. Assim sendo, a prefeitura de São Paulo espera iniciar a aplicação da nova medida já no próximo dia 30 de agosto.
Vacina obrigatória
A ideia é que a vacina se torne obrigatória na prática na cidade de São Paulo. Conforme previsto que, por exemplo, jogos com torcida sejam realizados a partir de 1º de novembro, eventos desse tipo exigirão comprovante de regularidade de esquema vacinal. A exigência valerá para shows com público de pé ou para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, previsto para a primeira semana de novembro.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos