A Gerdau (GGBR4) anunciou, nessa última segunda-feira (04), a criação do programa Reforma Que Transforma. Trata-se de um projeto social que tem por objetivo central o de contribuir com a melhoria de mais de 13 mil habitações. Serão contempladas unidades habitacionais vulneráveis no Brasil, de famílias de baixa renda. A implementação das reformas se dará ao longo de dez anos, a partir de 2022.
Com efeito, o investimento previsto é da ordem de R$ 40 milhões. Às famílias contempladas, a GGBR4 oferecerá duas opções de financiamento das reformas nas unidades habitacionais. Uma delas será o crédito a juros abaixo do mercado. A outra será a doação integral da reforma realizada pelo projeto a partir da análise da renda de cada domicílio.
A empresa desenvolverá o projeto em várias cidades do Brasil. No anúncio, a GGBR4, junto com o Instituto Gerdau, detalhou algumas formas de atuar do programa. As informações completas constam no site oficial da empresa: www2.gerdau.com.br/sobre-nos/noticias/gerdau-lanca-iniciativa-para-mudar-o-panorama-da-habitacao-no-brasil.
Como irá funcionar o programa? Quais Cidades?
A GGBR4 anunciou como vai funcionar o programa. Num primeiro momento, o anúncio foi de que já houve mapeamento de casas de maior vulnerabilidade em cidades e regiões onde a empresa já tem operações. Assim, o Reforma que Transforma vai atuar nas seguintes cidades:
- Ouro Preto (MG),
- Ouro Branco (MG),
- Itabirito (MG),
- Barão de Cocais (MG),
- Divinópolis (MG),
- Maracanaú (CE),
- Recife (PE),
- Charqueadas (RS),
- Sapucaia do Sul (RS),
- Araçariguama (SP),
- Pindamonhangaba (SP) e
- Rio de Janeiro.
De todas as famílias que serão beneficiadas pelo projeto, 70% terão acesso a esse crédito com juros abaixo do mercado. Assim sendo, o crédito subsidiado será de 0,5% por mês, considerando a Selic atual. Já os demais 30% terão a reforma paga pela empresa.
No caso das famílias que terão crédito subsidiado, prazo de pagamento será de dois anos e meio. Depois que a família pagar esse crédito, o mesmo valor será destinado para outra família. Esta, por sua vez, deverá utiliza-lo para a reforma.
Apoio de prefeituras
No âmbito do programa Reforma que Transforma, a GGBR4 contará com suporte das prefeituras para identificar residências em situação de vulnerabilidade a fim de disponibilizarem o apoio. Nesse caso, as secretarias de assistência social locais serão acionadas para fazer a indicação dessas famílias.
Além disso, contará com apoio do parceiro executor do projeto, Nova Vivenda.
O projeto ainda vai um pouco além da reforma das residências. Visando fomentar a economia popular das localidades contempladas no projeto, o Reforma que Transforma consiste em preparar todo o ecossistema, com capacitação de lojas de materiais de construção e mão de obra locais.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!