Minas Gerais foi o primeiro estado do país a disponibilizar para a população Comprovante Digital de Vacinação contra a covid-19. Com a instabilidade ocorrida no Conecte SUS, a população mineira tem uma opção para emitir o comprovante de imunização contra a doença causada pelo novo coronavírus.
O serviço é prestado por meio do Saúde Digital MG – Covid-19, MGApp. Esse aplicativo se encontra em operação desde maio de 2020. Desde então, por meio dele, há opções como a de fazer teleconsultas, monitoramento de contatos de casos suspeitos e ou confirmados de covid-19, apoio psicológico, e, mais recentemente, agendamento para a vacinação contra o novo coronavírus.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, a validade do certificado é atestada. Isso é feito por meio de vínculo da plataforma com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus). Assim, o certificado pode ter validade em todo o Brasil, já que o registro de vacinação é comunicado imediatamente ao SUS. Ele gera por meio de QR Code que comprova que o usuário recebeu o imunizante contra a Covid-19.
Como fazer a emissão do comprovante em Minas Gerais?
O serviço é prestado por meio do Saúde Digital MG (Covid-19, Gripe, Sarampo, Poliomielite e outras vacinas), MGApp. Ele pode ser baixado aqui: www.mg.gov.br/conteudo/geral/mgapp, para iOS. Depois de baixar o aplicativo, basta fazer o cadastro, usando CPF e outros dados pessoais que forem solicitados pelo processo de cadastramento.
Como dito acima, o cartão de vacina é somente uma das funcionalidades do serviço. Ele pode marcar teleconsultas e atendimento psicológico, por exemplo.
Como funciona o aplicativo?
Por ser um app, é preciso inicialmente fazer o download em um aparelho smartphone ou outro dispositivo móvel. Depois de instalado, o usuário deverá preencher um formulário de autoavaliação do próprio estado de saúde. Nele, também aparecerá a funcionalidade de obter o comprovante de vacinação.
Em caso de possíveis sintomas de covid-19, o usuário será direcionado para uma teleconsulta inicial com médico. Haverá, assim, uma triagem, que pode sugerir que o paciente realize uma primeira consulta virtual com um médico. Ele é quem fará uma avaliação de seu quadro.
Quando for o caso, será agendada uma consulta e o paciente será notificado por e-mail, SMS e pelo próprio aplicativo com 10 minutos de antecedência. O aplicativo fica disponível a vários municípios de Minas Gerais, que devem solicitar sua adesão ao sistema junto ao governo estadual.
Em caso de não conseguir acesso, é necessário consultar a secretaria de saúde do município e conferir a situação de adesão ao programa.


Pesquise Artigos
Baixei o App como orientado acima, mas esta opção NÃO EXISTE!!!!!!! Infelizmente o serviço informado inexiste, o que é uma lástima uma vez que estamos sem o site Conecta SUS
Procuro um cabeçote com um motor pequeno manobravel com operador a pé.