Programa João Pessoa Sustentável

Lançado o Programa João Pessoa Sustentável. Participe!

Programa João Pessoa SustentávelA Prefeitura de João Pessoa, por meio da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável e do consórcio responsável pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário nas oito comunidades que formam o Complexo Beira Rio (CBR), realizou, nesta última terça-feira (10), a primeira reunião com os agentes de saúde do território CBR.

O evento teve o objetivo de apresentar o programa a esses profissionais. Serão esses agentes que irão atuar de maneira direta com  a população dessas comunidades. O encontro para o lançamento do programa aconteceu no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio.

Advertisements

Tais agentes comunitários da saúde (ACS) terão a responsabilidade por realizar visitas domiciliares. Nelas, irão ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde. Assim, irão informar as demandas da população às equipes responsáveis, demandando ainda pelas soluções. A participação desses agentes visa a construção de comunidades e bairros mais estruturados. O foco do programa é o desenvolvimento sustentável de áreas de baixo índice de desenvolvimento socioeconômico.

Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do João Pessoa Sustentável, falou sobre a importância dos ACS ao site da Prefeitura de João Pessoas. Para ela, “ esses profissionais são multiplicadores e, por isso, é preciso também ouvi-los, pois algumas demandas das comunidades serão trazidas a partir desses agentes públicos que atuam nesse território”, disse.

Advertisements

Aspectos dos programa

O programa irá funcionar visando o desenvolvimento social de comunidades de João Pessoa. Por meio de equipes de agentes, demandas das comunidades serão levadas às autoridades competentes. Dessa maneira, será possível haver uma mediação mais eficiente entre população, lideranças comunitárias e órgãos da prefeitura. Veja mais pela Prefeitura no Programa João Pessoa Sustentável Aqui.

Assim, poderão ser construídas de maneira coletiva as ações necessárias para a melhoria de vida das comunidades. Assim, os índices de desenvolvimento social mais elevados poderão ser atingidos e multiplicados em João Pessoa.

Advertisements

Plano de Desenvolvimento Comunitário

O Programa João Pessoa Sustentável se assenta no Plano de Desenvolvimento Territorial da capital paraibana. Ele é baseado em três pilares:

  1. Sustentabilidade Territorial
  2. Geração de Trabalho e Renda
  3. Inclusão de Gênero

Por meio desse plano, houve a instalação dos quatro Escritórios Locais de Gestão (Elos) nas Comunidades. Eles atendem diretamente à população do Complexo Beira Rio.

A ideia é a de propor ações conjuntas com diversas secretarias. Elas serão responsáveis pela implementação das políticas públicas na cidade. Contemplarão áreas como saúde, educação, meio ambiente, além de melhoria de renda através de atividades que incentivem à qualificação profissional, buscando a empregabilidade.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

App Auxílio Brasil Oficial

Governo Muda Regras e Condições Para Receber Auxílio Brasil

No último dia 20 de abril, o governo federal publicou a Portaria MC nº 766. …

COLETIVO ON-LNE OPORTUNIDADES

Instituto Coca Cola Coletivo Online Tem Inscrições Para Curso Para 1º Emprego

Estão abertas as inscrições para o segundo ciclo do Coletivo Online. Esse projeto oferece curso …

Previdência Social - INSS

Governo Edita MP Que Agiliza Análises Do INSS

Foi editada a Medida Provisória (MP) que incide sobre análises de benefícios do INSS. Trata-se …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *