Prefeitura De Campo Grande

Prefeitura De Campo Grande MS Cria Regras Para Isenção De IPTU

Prefeitura De Campo GrandeFoi publicado no último dia 05/05 o decreto da Prefeita de Campo Grande -MS Adriane Lopes (Patriotas),  regulamenta a Lei 5.680, de 2016. Ela lei municipal dispõe sobre a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a imóveis dos programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida. A lei é sobre imóveis da faixa social de áreas de desfavelamento e loteamentos sociais.

Conforme a lei, quem imóvel com valor venal igual ou menor que R$ 83 mil não terá de pagar IPTU. O valor venal é uma estimativa com a qual a prefeitura determina o preço dos imóveis. Esse valor serve de base para calcular os impostos.

Advertisements

Contudo, também de acordo com a lei, não vai haver mais direito à isenção quando terminar de pagar o valor referente ao contrato de financiamento firmado junto ao órgão financiador. O mesmo ocorre quando o imóvel for retomado por inadimplência.

Como pedir a isenção?

A isenção do IPTU, porém, não será automática. Isso mesmo às beneficiárias e beneficiários que se enquadrem nos critérios. Todas essas pessoas terão de fazer o pedido de isenção junto à prefeitura de Campo Grande. O prazo vai até o último dia útil do mês de julho de cada ano.

Advertisements

Para fazer o pedido, basta apresentar a seguinte documentação:

  • RG (Registro de Identidade) ou documento equivalente;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • certidão de matrícula atualizada do imóvel;
  • extrato ou cópia do carnê de IPTU;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de histórico de pagamentos do financiamento;
  • contrato de financiamento firmado entre o órgão financiador e mutuário.

Depois do pedido, haverá uma visita ao imóvel para se verificar sua situação. Ela será feita auditores fiscais de cadastro e urbanismo da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). Em seguida, a Coordenadoria de Julgamento e Consultas da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) fará análise do pedido.

Advertisements

A isenção não vale para taxas, emolumentos, contribuições de melhoria. Além disso, não dispensa o/a contribuinte do cumprimento das obrigações acessórias previstas na legislação.

IPTU em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande disponibiliza um serviço para checar a situação dos imóveis da cidade. Ela pode ser consultada pelo site www.iptu.campogrande.ms.gov.br/.

Basta inserir o número da inscrição social do imóvel.

O IPTU é calculado pela aplicação de uma alíquota percentual sobre o valor de mercado do imóvel. Por exemplo: um imóvel que vale 200 mil reais tem alíquota de 1% para o IPTU. Então a base de cálculo do imposto são os 200 mil.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Conheça o Programa Trabalho Sustentável Do Governo Federal

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (05/05), um novo programa. Ele visa orientar trabalhadores(as) e …

Veja como receber e sacar o dinheiro do PIS-PASEP

Pis/Pasep Esquecido Pode Ser Sacado Muitos Brasileiros

De acordo com dados do governo federal, aproximadamente 800 mil pessoas ainda podem solicitar o …

App Auxílio Brasil Oficial

Governo Muda Regras e Condições Para Receber Auxílio Brasil

No último dia 20 de abril, o governo federal publicou a Portaria MC nº 766. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *