Programas Governo Distrito Federal

Criança Feliz DF Programa Facilita Acesso De Mães a Vários Serviços

Programas Governo Distrito FederalNo Distrito Federal (DF), o Criança Feliz Brasiliense busca proporcionar às mães com filhos na primeira infância acesso à saúde. Proporciona espaço de acolhimento, onde elas podem fazer exames de saúde diversos. Podem, assim, fazer mamografia, aferição de pressão e glicemia.

O programa funciona com eventos que promovem ações em diversas localidades do DF. Neles, as mulheres contam ainda com uma sala de escuta. Nessa unidade móvel, disponibilizada pela Secretaria da Mulher, podem à vontade e fazerem denúncia de violência doméstica, por exemplo.

Advertisements

O Criança Feliz Brasiliense é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Com efeito, o programa tem realizado desde abril. Ele acontece em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Nas ocasiões, são convidadas cerca de 20 famílias mais vulneráveis atendidas pelo programa em cada região administrativa (RA).

Na última quarta-feira (11), foi a vez de Planaltina e Sobradinho receberem ações do programa.

Advertisements

Atendimento pela Secretaria da Mulher

Um dos serviços oferecidos nos Cras no Criança Feliz Brasiliense é a unidade móvel da Secretaria da Mulher. A assessora da Secretaria da Mulher, Adriana de Castro, da Diretoria de Áreas Temáticas, falou sobre a ação para a Agência Brasília. “Nós conversamos com elas sobre os equipamentos da Secretaria da Mulher nos quais ela deve procura ajuda se estiver sofrendo algum tipo de violência doméstica ou conhecer alguém nessa situação. Se ela precisar de orientação, nós explicamos que existem unidades específicas para esse acolhimento, como a Casa da Mulher Brasiliense. Temos assistência psicossocial também”, diz.

“Atendemos qualquer tipo de violência. Temos uma cartilha explicando o que configura a violência e como procurar ajuda. Essa parceria com a Sedes é fundamental para divulgar os nossos equipamentos e serviços, porque muitas mulheres são vítimas de violência e não sabem onde procurar ajuda”, conclui.

Advertisements

Criança Feliz Brasiliense

Todas as mães atendidas pelo Criança Feliz Brasiliense são referenciadas nos Cras. Essas unidades são as mesmas que coletam dados para benefícios sociais, entre eles os ligados ao CadÚnico. Assim, é possível atender a gestantes e mães com filhos de até 6 anos de famílias em situação de vulnerabilidade social. Os atendimentos acontecem em parceria com uma organização da sociedade civil (OSC).

O Criança Feliz Brasiliense também tem uma ação intersetorial. Nela, profissionais identificam as necessidades das famílias de diversas regiões do DF. Assim, as orientam em relação ao acesso a direitos e repassam as informações. Com isso, se viabilizam futuras articulações com outros setores de políticas públicas da região atendida.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Programa Padrinho Legal Jundiaí SP

Programa ‘Padrinho Legal’ Abre Inscrições Em Jundiaí SP

O programa “Padrinho Legal” está com inscrições abertas, na cidade de Jundiaí (SP). Trata-se de …

Programa CNH Social Prefeitura De Maceió

Maceió Abre Inscrições Para Programa De CNH Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió/AL abriu inscrições para seu programa de …

Conheça o Programa Trabalho Sustentável Do Governo Federal

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (05/05), um novo programa. Ele visa orientar trabalhadores(as) e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *