Anvisa Autoriza Vacina Pfizer Para Crianças De 5 a 11 Anos

Anvisa Vacinar Crianças de 05 a 11 AnosA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na manhã da última quinta-feira (16/12) a aprovação do pedido de uso da vacina Pfizer contra covid-19 para o público infantil. Esse pedido havia sido feito em 12 de novembro. Desde então, passou por análises técnicas e adaptações. Como resultado, a agência aprovou a inclusão do publico cuja idade seja entre 5 e 11 anos no quadro de imunização.

Atualmente, os sistemas de saúde aplicam a vacina em pessoas acima de 12 anos de idade. Informações completas sobre a decisão podem ser lidas aqui.

A vacina desenvolvida pela Pfizer/Wyeth foi submetida à Anvisa, como dito acima. Dessa vez, foram apresentados dados complementares e estudos de segurança, por um período de 30 dias. A função dessas informações é comprovar a indicação da vacina para crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. A análise também contou com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras.

De acordo com a Pfizer, a dosagem para o público infantil será ajustada. Assim sendo, ela deverá ser menor do que a aplicada em maiores de 12 anos. A proposta é ter frascos diferenciados pela cor, com dosagem específica. Esta será ajustada para cada grupo, servindo de medida preventiva para não ocorrer aplicação errada.

Faça o cadastro das crianças nas cidades ou nos estados:

Aguarda publicação no Diário Oficial da União

Apesar da aprovação, não significa que de imediato a imunização de crianças entre 3 e 11 anos irá começar. A decisão da Anvisa  precisa ainda ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) para começar a valer. Além disso, o início da vacinação depende do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde estaduais e municipais.

Depois da autorização publicada no DOU, será possível que os cronogramas para esse público sejam divulgados. Cabe acrescentar que os repasses das doses de Pfizer precisam também ser feitos pelo Ministério da Saúde.

Por quê vacinar crianças?

Como já se sabe, casos graves da covid-19 são menos frequentes entre a faixa etária infantil. Ainda assim, crianças podem transmitir os vírus a adultos que cuidem deles, como professores e familiares. Dessa maneira, ampliar a proteção desse público é também reduzir as chances de transmissão do vírus para pessoas próximas.

A imunização com a Pfizer nessa faixa etária já acontece nos Estados Unidos. Lá, ela começou  no início de novembro. Pouco depois, países da Europa também iniciaram a vacinação.

No Brasil, a vacina da Pfizer está registrada desde 23 de fevereiro de 2021. Inicialmente, ela contemplou pessoas com mais de 16 anos.  Já a partir de junho, foi autorizada a inclusão da faixa etária de 12 a 15 anos.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vacina Contra Gripe Influenza

Vacinação Da Gripe Em São Paulo Calendário 2023

Sabemos que todos os anos há a vacinação contra a gripe Influenza, porém nesse ano de …

Vacina Contra Gripe Influenza

Divulgado o Calendário De Vacinação Contra a Gripe 2023

A campanha para a vacinação 2023 contra a Gripe segue no Brasil. Agora, depois do …

Comprovante de Vacinação

Programa Nacional De Vacinação de 2023: Cronograma Completo

Como explicamos aqui, a aplicação das vacinas bivalentes contra covid-19 no Brasil começarão no próximo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *