Moradores de Curitiba podem utilizar o aplicativo ‘Saúde Já‘, oferecido pela prefeitura, como uma alternativa ao Conecte SUS. Assim, é possível aos moradores da capital paranaense emitirem o chamado passaporte da vacina. Desde a última sexta-feira (10), o app do Governo Federal que está fora do ar. Isso aconteceu devido a um ataque hacker.
O ConecteSUS é o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. Esse documento está sendo exigido para viagens ao exterior e também, para entrada em pelo menos 19 capitais do Brasil.
O aplicativo ainda oferece outras funcionalidades. Por exemplo, o Saúde Já vai auxiliar os pais dos estudantes de Curitiba na hora da matrícula escolar. Isso por oferecer uma carteira de vacinação virtual, disponível no aplicativo. É possível possível imprimir a Declaração de Vacinação na hora da matrícula.
O documento é obrigatório para matrícula e rematrícula na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou no Médio nas escolas públicas e privadas paranaenses. Essa exigência obedece a lei estadual 19.534/2018. A declaração mostra se crianças ou adolescentes estão com o esquema vacinal em dia.
Agora, usando o aplicativo, cuja instalação e uso levam somente alguns minutos, o passaporte da vacina contra o covid-19 também pode ser emitido.
Veja o Vídeo sobre o Saúde Já Curitiba pelo canal do Youtube Programas Sociais BR:
Como emitir o passaporte vacinal pelo Saúde Já?
O Saúde Já fica disponível para download gratuito para aparelhos com sistema operacional iOS e Android. O download deve ser feito na loja virtual de cada smartphone, evitando assim qualquer risco de fraude. Também é possível acessar pelo site da plataforma: www.saudeja.curitiba.pr.gov.br/
Em qualquer modalidade, o processo para logar e emitir o documento é similar:
- Para fazer o login, informe o número do CPF ou Cartão do SUS. No primeiro acesso, a senha é a data de nascimento do usuário. É recomendável alterá-la depois;
- Para localizar o comprovante, já logado no app, entre na opção Coronavírus;
- Na sequência, abra a opção Minha Vacina. Lá vai constar o fabricante da vacina aplicada, local da imunização, além da data da aplicação;
- Entre em Comprovante de Vacinação e, para salvar, clique em compartilhar.
Uma vez salvo o documento, ele pode ser usado como comprovante de vacinação.
Vacinação em Curitiba
Dados da prefeitura mostram que 1.572.300 pessoas tomaram a primeira dose ou a dose única (Janssen) da vacina contra a Covid- 19, em Curitiba. Esses dados são sobre o processo de imunização na capital paranaense até a última quinta-feira (8).
Em relação à população completamente imunizada, 1.385.555 pessoas tomaram as duas doses. Cabe acrescentar que todas essas pessoas podem emitir o comprovante.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!