Conecte SUS Vacinação e Hospitalização

Ceará Institui Passaporte Da Vacinação Em Todo o Estado

Conecte SUS Vacinação e HospitalizaçãoO governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou a exigência do chamado Passaporte da Vacinação em todo o Estado. O anúncio foi feito na última sexta-feira (12). Assim,  será obrigatório apresentar comprovante de imunização contra a Covid-19 em vários estabelecimentos. Assim sendo, para entrada em restaurantes, eventos em geral e bares em todo o Ceará, é necessário estar com vacina em dia.

De acordo com essa determinação, não haverá, a partir de segunda-feira (15), restrições de horários para funcionamentos em restaurantes e bares. Até este fim de semana, os estabelecimentos comerciais só podem funcionar até 3h. Depois disso, a despeito da liberação de horários, será necessário mostrar estar em dia com a vacinação.

Advertisements

“Para entrar em um bar, restaurante de hotel, você vai precisar comprovar a vacina. Se você foi chamado para receber a primeira dose, você vai precisar provar a primeira dose. Se você já devia ter o ciclo vacinal completo, você vai precisar comprovar que recebeu as duas doses”, disse o governador no anúncio.

Cabe ressaltar que a apresentação do comprovante é dispensada em dois casos: crianças menores de 12 anos e pessoas impedidas de vacinar por questões médicas. Em ambos, é necessário apresentar a devida comprovação (identidade, no caso de menores de 12 anos, ou atestado médico, no caso de impedidos de vacinar por razões de saúde).

Advertisements

Decisão passou por Comitê

Na segunda-feira (8), o governo cearense já propunha a utilização do Passaporte Vacinal contra a Covid-19. O debate surgiu na iminência dos eventos de fim de ano. Os estabelecimentos comerciais ainda têm restrição de público pudessem aumentar a sua capacidade. O passaporte viabiliza o aumento sem aumentar riscos de perda de controle da disseminação do vírus.

A sugestão foi dada durante reunião do Comitê de Retomada das Atividades Econômicas. Nele, houve representantes de diversos setores do empresariado cearense. A decisão, contudo, precisava de discussão e aprovação pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus.

Advertisements

Com a decisão do Comitê, o passaporte vacinal foi aprovado e será exigido em todo o Estado.

Como obter o Passaporte da Vacinação?

Existem duas maneiras de obter o passaporte vacinal no Ceará: digital ou físico. No caso do passaporte digital, existem duas opções. A primeira opção de passaporte digital pode ser obtida por meio do site da Secretaria da Saúde do Ceará. É possível emiti-lo usando o aplicativo Ceará App. Ou diretamente por aqui: www.play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ce.cearaapp&hl=pt_BR.

Além disso, no Ceará, assim como em todo o país, é possível emitir o certificado pelo App Conecte Sus, do Ministério da Saúde. Neste site, explicamos passo a passo sobre como emitir o certificado pelo aplicativo do ministério.

Existe também a opção de apresentar um comprovante físico de vacinação. Nesse caso, o cartão de vacinação entregue nas unidades de saúde quando o imunizante é aplicado, poderá ser apresentado.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Vacina Covid Cadastro de Vacinação

Entenda a Recomendação Da Anvisa Sobre 3ª Dose Da Vacina

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou recomendações sobre o reforço …

Certificação Vacinação No Brasil e Viagem ao Exterior

Como Obter a Certificação Da Vacinação Uso No Brasil e No Exterior

Recentemente, muitas cidades tem adotado a obrigatoriedade de comprovar estar em dia com a vacinação …

Renda Básica Permanente

Senado Transforma Renda Básica Em Direito Social

O Senado aprovou na última terça-feira (9/Novembro/2021), em dois turnos, uma proposta de emenda à …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *