O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou a exigência do chamado Passaporte da Vacinação em todo o Estado. O anúncio foi feito na última sexta-feira (12). Assim, será obrigatório apresentar comprovante de imunização contra a Covid-19 em vários estabelecimentos. Assim sendo, para entrada em restaurantes, eventos em geral e bares em todo o Ceará, é necessário estar com vacina em dia.
De acordo com essa determinação, não haverá, a partir de segunda-feira (15), restrições de horários para funcionamentos em restaurantes e bares. Até este fim de semana, os estabelecimentos comerciais só podem funcionar até 3h. Depois disso, a despeito da liberação de horários, será necessário mostrar estar em dia com a vacinação.
“Para entrar em um bar, restaurante de hotel, você vai precisar comprovar a vacina. Se você foi chamado para receber a primeira dose, você vai precisar provar a primeira dose. Se você já devia ter o ciclo vacinal completo, você vai precisar comprovar que recebeu as duas doses”, disse o governador no anúncio.
Cabe ressaltar que a apresentação do comprovante é dispensada em dois casos: crianças menores de 12 anos e pessoas impedidas de vacinar por questões médicas. Em ambos, é necessário apresentar a devida comprovação (identidade, no caso de menores de 12 anos, ou atestado médico, no caso de impedidos de vacinar por razões de saúde).
Decisão passou por Comitê
Na segunda-feira (8), o governo cearense já propunha a utilização do Passaporte Vacinal contra a Covid-19. O debate surgiu na iminência dos eventos de fim de ano. Os estabelecimentos comerciais ainda têm restrição de público pudessem aumentar a sua capacidade. O passaporte viabiliza o aumento sem aumentar riscos de perda de controle da disseminação do vírus.
A sugestão foi dada durante reunião do Comitê de Retomada das Atividades Econômicas. Nele, houve representantes de diversos setores do empresariado cearense. A decisão, contudo, precisava de discussão e aprovação pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus.
Com a decisão do Comitê, o passaporte vacinal foi aprovado e será exigido em todo o Estado.
Como obter o Passaporte da Vacinação?
Existem duas maneiras de obter o passaporte vacinal no Ceará: digital ou físico. No caso do passaporte digital, existem duas opções. A primeira opção de passaporte digital pode ser obtida por meio do site da Secretaria da Saúde do Ceará. É possível emiti-lo usando o aplicativo Ceará App. Ou diretamente por aqui: www.play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.ce.cearaapp&hl=pt_BR.
Além disso, no Ceará, assim como em todo o país, é possível emitir o certificado pelo App Conecte Sus, do Ministério da Saúde (O SITE DO CONECTE SUS ESTÁ FORA DO AR POR HAQUER, VAMOS AGUARDAR). Neste site, explicamos passo a passo sobre como emitir o certificado pelo aplicativo do ministério.
Existe também a opção de apresentar um comprovante físico de vacinação. Nesse caso, o cartão de vacinação entregue nas unidades de saúde quando o imunizante é aplicado, poderá ser apresentado.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos