Quarta Dose Reduz Ainda Mais 78% Taxa De Morte Por Covid-19, Diz Estudo

Vacinação Covid 19 Quarta DosePessoas idosas que receberam a quarta dose da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 tiveram uma taxa de mortalidade da doença 78% menor do que àquelas que receberam apenas o reforço. Foi isso que mostrou um estudo publicado em Israel, no domingo (27/03).

Trata-se de um estudo feito pelo maior provedor de saúde do país, Clalit Health Services. Segundo a publicação, o estudo foi feito ao longo de 40 dias. Nele, foram incluídas mais de meio milhão de pessoas com idades entre 60 e 100 anos. O estudo pode ser lido em sua versão pre-print (ainda não avaliada por outros especialistas) neste link (em inglês).

Conforme explica o artigo, cerca de 58% dos participantes receberam um segundo reforço. Ou seja, uma quarta dose, depois de uma terceira, que é a dose de reforço. O restante do público acompanhado recebeu apenas um reforço. Os pesquisadores registraram 92 mortes no primeiro grupo, ou seja, dentre os que tomaram as duas doses de reforço. Por sua vez, registraram 232 mortes no segundo, que tomou apenas um reforço e ainda tinha menos pessoas.

“A principal conclusão é que o segundo reforço salva vidas”, disse Ronen Arbel, pesquisador de resultados de saúde do Clalit and Sapir College.

A pesquisa excluiu pessoas que receberam alguma dose da vacina da Moderna ou que fizeram terapia oral anti-Covid.

Estudos feitos no início de 2022

Em virtude da expansão da variante Ômicron, Israel começou a vacinar pessoas com mais de 60 anos com a quarta dose no início de janeiro. Atualmente, são mais de 747 mil pessoas que receberam esse reforço naquele país. Neste momento, a mortalidade no país é relativamente baixa. Contudo, há preocupação entre as autoridades de saúde diante de novos aumentos de contágio observados nas últimas semanas.

Dessa maneira, o estudo preliminar que chegou a esses números foi feito entre janeiro e fevereiro de 2022. Naquele momento, a variante Ômicron já era dominante. Com efeito, assim como noutros países do mundo, Israel experimentava um pico de números de casos e mortes durante esse período.

Assim, foi possível à equipe de pesquisadores e pesquisadoras focar nas taxas de mortalidade entre a população que recebeu a quarta dose ou a segunda dose de reforço) e a que receberam apenas uma terceira dose.

Quarta dose no Brasil

O Ministério da Saúde publicou no final de 2021 uma nota técnica orientando a aplicação da quarta dose em pessoas com alta imunossupressão. No final de março de 2022, outra nota foi publicada pela pasta orientando a aplicação dessa segunda dose de reforço em pessoas idosas.

Pouco antes, estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul anunciaram que vão vacinar pessoas idosas de várias faixas etárias. O mesmo foi anunciado pelo Amazonas e algumas cidades pelo Brasil, como Natal e Goiânia.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vacina Contra Gripe Influenza

Vacinação Da Gripe Em São Paulo Calendário 2023

Sabemos que todos os anos há a vacinação contra a gripe Influenza, porém nesse ano de …

Vacina Contra Gripe Influenza

Divulgado o Calendário De Vacinação Contra a Gripe 2023

A campanha para a vacinação 2023 contra a Gripe segue no Brasil. Agora, depois do …

Comprovante de Vacinação

Programa Nacional De Vacinação de 2023: Cronograma Completo

Como explicamos aqui, a aplicação das vacinas bivalentes contra covid-19 no Brasil começarão no próximo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *