MCMV Novas Regras do Programa

Prefeitura Do RJ Retoma Cadastramento Do Auxílio Habitacional Temporário

Recadastramento Auxílio Habitacional Temporário RJA Prefeitura do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria Municipal de Habitação (SMH), retomou na última segunda-feira (01) o recadastramento dos beneficiários do Auxílio Habitacional Temporário (AHT).

Há uma previsão inicial de que o procedimento siga sendo realizado até o dia 26/03. O objetivo principal é o de possibilitar a continuidade do pagamento desse benefício às famílias já cadastradas.

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Atualmente, o programa beneficia cerca de quatro mil famílias. Com o recadastramento, cerca de 150 beneficiários poderão ser atendidos diariamente ao longo de todo o período de atendimento. Antes de comparecer ao local, é preciso realizar um pré-agendamento para evitar aglomerações, conforme protocolos de segurança sanitária em tempos de pandemia de Covid-19.

O recadastramento está sendo realizado de forma presencial na sede da Guarda Municipal, no bairro de São Cristóvão. Para fazer o pré-cadastramento, é necessário entrar em contato direto com a Secretaria Municipal de Habitação, pelos telefones (21) 2293-8770 ou 2976-1429.

Sobre o Auxílio Habitacional Temporário, da Prefeitura do Rio de Janeiro

O Auxílio Habitacional Temporário é um benefício provisório, que tem como objetivo custear a locação de imóveis residenciais por tempo determinado. Ele pode beneficiar:

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  • Famílias cujas residências tenham sido total ou parcialmente demolidas em razão de intervenções de obras de urbanização e infraestrutura necessárias ao desenvolvimento urbano da Cidade do Rio de Janeiro;
  • Famílias cujas residências, revestidas originalmente de integridade estrutural, tenham sido total ou parcialmente destruídas por catástrofes naturais havidas em prazo nunca superior a 180 dias.

O Auxílio Habitacional Temporário só pode ser concedido para o núcleo familiar com renda mensal enquadrável no Grupo 1 do Programa Casa Verde e Amarela (antiga Faixa I do Programa Minha Casa, Minha Vida). Sua duração é de 12 meses, podendo ser prorrogado.

Para solicitar o Auxílio, o interessado deve comparecer à Subsecretaria de Habitação Rua Afonso Cavalcanti, 455 Bloco 2, 4°andar, Ala A, Cidade Nova. Para fazer a solicitação, deve levar:

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Quando for o caso de imóveis atingidos por catástrofes naturais, como enchentes ou desmoronamentos, o interessado deverá também apresentar o relatório social de visita emitido pelo poder público, auto de interdição e boletim de ocorrência da Defesa Civil Municipal.

Dúvidas sobre o programa podem ser tiradas através do telefone 1746 ou do aplicativo1746 Rio, disponível gratuitamente para Android e iOS. Veja mais informações: www.prefeitura.rio/noticias/refeitura-retoma-recadastramento-do-auxilio-habitacional-temporario-

Recadastramento obrigatório

Entre os motivos que podem gerar o cancelamento ou suspensão do benefício estão o não comparecimento ao recadastramento nas datas previstas. O mesmo pode acontecer com a não apresentação de documentos obrigatórios ou mudança quanto a informações sobre o pertencimento em faixas contempladas pelo programa.

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