Paraná Aplica 4ª dose Da Vacina Contra Covid Em Idosos

Vacinação Covid 19 Quarta DoseEm reunião da Comissão Inter-Gestores Bipartite do Paraná (CIB-PR) na última quinta-feira (24), gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e das secretarias municipais aprovaram o início da vacinação da quarta dose de reforço contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos no Paraná.

A decisão vem um dia depois de nota técnica do Ministério da Saúde, anunciada nesta quarta-feira (23). Nela, orienta que idosos acima de 80 anos devem tomar a segunda dose de reforço, ou a quarta dose da vacina contra Covid-19.

Assim, os 399 municípios paranaenses darão início à vacinação desse público nos próximos dias. O processo e calendário deverá ser anunciado pelas próprias prefeituras.

À Agência de Notícias do governo paranaense, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que deverá pedir a ampliação da quarta dose no Paraná. “Devemos estender a 4ª dose para população acima de 80 anos, mas estamos pleiteando no PNI que possamos estender para toda a população acima de 18 anos, de forma decrescente”, disse.

“Esperamos as doses que o Ministério da Saúde irá nos mandar. Os municípios são nossos parceiros e contamos com todos eles para efetuarem a busca ativa e que não deixemos de lado essa ação tão importante”, complementou.

Atualmente, cerca de 80% da população do Paraná também tem duas doses ou a dose única, com ciclo vacinal completo. O progresso da vacinação no Paraná pode ser acompanhado aqui: www.coronavirus.pr.gov.br/Vacinacao-numeros.

Outros temas foram discutidos

A reunião, contudo, não decidiu somente sobre a vacinação contra a covid-19. Assim sendo, o setor de Imunização da Sesa também propôs uma oficina de multiplicadores para a vacina BCG. Ela deve ser replicada em todas as Regionais de Saúde.

A ideia é fazer uma busca ativa para que nenhum recém-nascido deixe de ser imunizado nos primeiros dias de vida. Essa ação deve ter início no dia 3 de maio. Essa ação é importante visto que os índices de cobertura vacinal do Brasil vem caindo nos últimos anos.

Também foi aprovada a nova Linha Guia de Cuidado Materno-Infantil do Paraná, que entra na sua 8ª edição. Essa iniciativa aumenta o valor do repasse para parto de risco habitual em 100% em relação ao praticado atualmente. Também foi anunciado um investimento de cerca de R$ 30 milhões na Rede de Atenção Materno Infantil.

Por fim, também foi aprovada a indicação de hospitais do Estado para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Houve ainda a homologação dos municípios que receberão a Telecardiologia, serviço de telediagnóstico que disponibiliza laudos de eletrocardiograma online.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Curso Gratuito De Ciência De Dados

FGV Oferece Cursos Gratuitos De TI e Ciência De Dados

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos. Trata-se de …

Enem 2024

ENEM Isenção e Inscrições 2024 e o Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2024 e agora é a hora …

Vagas Abertas Na Rede De Lojas Magazine Luiza Pelo Brasil

Magazine Luiza Abre Vagas De Emprego Em Todo O Brasil

O Magazine Luiza, uma das maiores empresas do mercado brasileiro, acaba de abrir um novo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *