Paraná Aplica 4ª dose Da Vacina Contra Covid Em Idosos

Vacinação Covid 19 Quarta DoseEm reunião da Comissão Inter-Gestores Bipartite do Paraná (CIB-PR) na última quinta-feira (24), gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e das secretarias municipais aprovaram o início da vacinação da quarta dose de reforço contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos no Paraná.

A decisão vem um dia depois de nota técnica do Ministério da Saúde, anunciada nesta quarta-feira (23). Nela, orienta que idosos acima de 80 anos devem tomar a segunda dose de reforço, ou a quarta dose da vacina contra Covid-19.

Assim, os 399 municípios paranaenses darão início à vacinação desse público nos próximos dias. O processo e calendário deverá ser anunciado pelas próprias prefeituras.

À Agência de Notícias do governo paranaense, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que deverá pedir a ampliação da quarta dose no Paraná. “Devemos estender a 4ª dose para população acima de 80 anos, mas estamos pleiteando no PNI que possamos estender para toda a população acima de 18 anos, de forma decrescente”, disse.

“Esperamos as doses que o Ministério da Saúde irá nos mandar. Os municípios são nossos parceiros e contamos com todos eles para efetuarem a busca ativa e que não deixemos de lado essa ação tão importante”, complementou.

Atualmente, cerca de 80% da população do Paraná também tem duas doses ou a dose única, com ciclo vacinal completo. O progresso da vacinação no Paraná pode ser acompanhado aqui: www.coronavirus.pr.gov.br/Vacinacao-numeros.

Outros temas foram discutidos

A reunião, contudo, não decidiu somente sobre a vacinação contra a covid-19. Assim sendo, o setor de Imunização da Sesa também propôs uma oficina de multiplicadores para a vacina BCG. Ela deve ser replicada em todas as Regionais de Saúde.

A ideia é fazer uma busca ativa para que nenhum recém-nascido deixe de ser imunizado nos primeiros dias de vida. Essa ação deve ter início no dia 3 de maio. Essa ação é importante visto que os índices de cobertura vacinal do Brasil vem caindo nos últimos anos.

Também foi aprovada a nova Linha Guia de Cuidado Materno-Infantil do Paraná, que entra na sua 8ª edição. Essa iniciativa aumenta o valor do repasse para parto de risco habitual em 100% em relação ao praticado atualmente. Também foi anunciado um investimento de cerca de R$ 30 milhões na Rede de Atenção Materno Infantil.

Por fim, também foi aprovada a indicação de hospitais do Estado para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Houve ainda a homologação dos municípios que receberão a Telecardiologia, serviço de telediagnóstico que disponibiliza laudos de eletrocardiograma online.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Nacional De Vacinação Nas Escolas Públicas é Sancionado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com um veto a Lei 14.886, de …

Bolsa Permanência Para Ensino Superior é Votado No Senado

O plenário do Senado vota, nesta terça-feira (11/06), a Bolsa Permanência para estudantes do Ensino …

Bolsas De Iniciação à Docência Serão Distribuídas Pelo Governo

O Governo Federal receberá inscrições para mais de 80 mil bolsas de iniciação à docência. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *