Programa DNA Do Brasil Promove Inclusão Através Do Esporte

Programa DNA Brasil Promove Inclusão Através Do EsporteO Governo Federal lançou na última terça-feira (22) o Programa DNA do Brasil. Ele é fruto de parceria entre o meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura e Esporte (IDECACE).

Seu objetivo é garantir o desenvolvimento de talentos para o esporte, juntamente com a formação profissional e a inclusão social de crianças e adolescentes (no momento está com Projeto com o povo tocantinenses). Em síntese, trata-se de um programa que visa promover inclusão social pelo esporte.

Para este Projeto no Tocantins a implementação do programa, serão destinados R$ 19,6 milhões. Os recursos virão de emendas parlamentares da bancada de Tocantins. Assim sendo, mais de 380 profissionais de educação física, gestores e diretores serão capacitados no âmbito do programa. No entanto a IDECACE deverá promover outros PROJETOS pelo Brasil, acompanhe o link: www.idecace.org.br/quem-somos.

O programa promoverá cerca de 190 palestras e eventos esportivos. Além disso, está prevista a criação de um grupo de trabalho com a participação de representantes de indústrias, comércios, federações esportivas e clubes. Mais informações do programa podem ser encontradas aqui: www.idecace.org.br/copia-nucleo-de-iniciacao-esportiva.

Como funcionará o programa?

A iniciativa está estruturada na detecção de talentos para o esporte, na vocação profissional e na prevenção e enfrentamento de situações de violência contra crianças e adolescentes. O Programa DNA do Brasil vai oferecer a quem participar vários cursos na modalidade à distância (EaD).

A metodologia dos cursos incluirá métricas avaliativas (biológica, psicológica, sociológica, vocacional e motora) que permitirão identificar situações suspeitas de violência. Fundamentado na metodologia baseada na premissa de que toda criança tem talento, o DNA de talentos, que estrutura o DNA do Brasil, objetiva desenvolver a educação sócio-desportivo no ambiente escolar.

As atividades se desenvolvem nas escolas públicas, dentro das grades curriculares , como uma disciplina adicional. Em média, se oferece em torno de 1 hora/aula por semana. O programa acolhe escolas que querem se conveniar com o programa.

No geral, o programa oferece:

  1. Gestão eficiente​​​ de programas sociais;
  2. Espaços esportivos para inclusão;
  3. Iniciação esportiva;
  4. Qualificação de professores e atendimento à população.

Expectativas de atuação

A expectativa é que o programa atenda cerca de 46 mil crianças e jovens, de 235 unidades escolares. O programa deve atender escolas em 63 cidades tocantinenses. As atividades estão previstas para começar já no início de abril. Além de atividades e detecção de talentos de jovens e crianças, haverá capacitação de professores.

Na solenidade de lançamento do programa, o presidente do Instituto Idecace, Wilson Cardoso, explicou sobre como o programa será executado. “Na primeira fase, os estudantes participarão de um processo avaliativo, com acompanhamento do desenvolvimento esportivo e educacional. Teremos etapas para essa coleta de dados a ser realizada por uma equipe multidisciplinar para avaliação biológica, psicológica, sociológica, vocacional e motora. Com base nessas informações, faremos os direcionamentos com a família e a escola para aprimoramento dos indicadores obtidos nos testes”, explicou.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Arquiteto Gratuito Pelas Prefeituras

Serviços De Arquitetura Gratuito Pelas Prefeituras

Ao cidadão Brasileiro um lembrete: Serviços de Arquitetura Gratuito que as Prefeitura de todo o …

Programa Luz Popular Zera Conta De Luz No Piauí

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) sancionou a lei nº 8.433, de 03 de …

Como Solicitar Castração Gratuita De Animais Em São Paulo

O município de São Paulo oferece um serviço serviço de castração de animais desde 2001. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *