Vacinação Covid 19 Quarta Dose

O Governo Do Mato Grosso Anuncia Quarta Dose De Vacina

Vacinação Covid 19 Quarta DoseMais um estado brasileiro anunciou que vai aplicar mais uma dose de reforço em idosos. Dessa maneira, a 4ª dose da vacina contra a covid-19 para idosos acima de 80 anos foi aprovada, nessa sexta-feira (18), em Mato Grosso. A decisão veio da Comissão Intergestores Bipartite, que é composta pelos secretários municipais de saúde do estado. Dessa maneira, será aplicada uma nova dose nesse público do imunizante Astrazeneca.

A dose pode ser aplicada em idosos de 80 anos ou mais que já concluíram há quatro meses o esquema vacinal. Será considerado que concluiu o esquema vacinal quem tomou as duas primeiras doses, mais a dose de reforço de qualquer imunizante.

Advertisements

Além disso, foi passada a orientação para os municípios para levarem à frente essa nova etapa da vacinação. No caso, a aplicação deverá ser com as doses que já estão armazenadas em cada cidade. Isso ocorrerá devido ao prazo de vencimento dos imunizantes.

Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) apontou um estoque de 63.755 doses de Astrazeneca, que estão armazenadas nos municípios do estado, e que têm validade próxima do vencimento.

Advertisements

Desse total, 28.765 vence no dia 22 de março. Outros 6.180 têm vencimento para o dia 23 de março. Além disso, há outros 25.810 que vencem no dia 25 de março.

Início da aplicação da quarta dose

De acordo com a decisão do governo mato-grossense, a aplicação será feita de acordo com cada município. As secretarias municipais irão divulgar o procedimento, datas e locais de aplicação da nova dose de reforço.

Advertisements

Na capital Cuiabá, a Secretaria de Saúde informou que ainda não há uma definição. Assim, ainda não foi divulgada uma previsão para o início da aplicação da quarta dose. A população estimada de idosos acima de 80 anos na capital mato-grossense é de 7.846 pessoas.

Já a Secretaria de Saúde de Várzea Grande, cidade da região metropolitana de Cuiabá, informou que a dose para pessoas com 80 anos ou mais já está disponível. Ela já acontece no polo de vacinação do Parque Bernek. Nas demais unidades, a vacinação estará disponível a partir da próxima semana. A população estimada para esse grupo em Várzea Grande é de 2.870 idosos.

Imunossuprimidos

Desde dezembro de 2021, a aplicação pode ser feita em pessoas imunossuprimidas. Essa aplicação segue orientação feita pelo Ministério da Saúde, nesse sentido, publicada em portaria em novembro do ano passado. A dose adicional da Astrazeneca para este público é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Maiores informações a respeito da quarta dose serão divulgadas pelos municípios.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Enem 2022

ENEM 2022 Isenção Da Taxa Edital 2022 e O Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2022 e agora em Março Edital …

Conheça o Programa Trabalho Sustentável Do Governo Federal

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (05/05), um novo programa. Ele visa orientar trabalhadores(as) e …

Veja como receber e sacar o dinheiro do PIS-PASEP

Pis/Pasep Esquecido Pode Ser Sacado Muitos Brasileiros

De acordo com dados do governo federal, aproximadamente 800 mil pessoas ainda podem solicitar o …