Vacina Contra Covid-19 Liberada Para Crianças De 3-5 Anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (13) nova autorização de uso emergencial da vacina CoronaVac. Dessa vez, tal imunizante contra a Covid-19 atenderá as crianças de 3 a 5 cinco anos de idade. Em sua aprovação, a agência não impôs restrição de aplicação para os imunossuprimidos.

Detalhes sobre a aprovação podem ser lidos aqui.

Agora, o Ministério da Saúde terá mais algumas decisões a tomar. Assim sendo, ainda vai avaliar, junto à Câmara Técnica Assessora em Imunizações, o uso do imunizante nesta faixa etária. A tendência é que seja aprovado também e a aplicação comece em breve.

Nesta quarta, logo após aprovação da Anvisa, o Instituto Butantan fez outro pedido. Assim, o centro de pesquisa paulista anunciou que pediu que a CoronaVac seja incluída no Programa Nacional de Imunizações. Nesse caso, para crianças de 3 a 5 anos.

A princípio, crianças de 3 a 5 anos receberão a mesma dose que hoje é aplicada nas faixas etárias de 6 a 17 anos e nos adultos. Além disso, o intervalo entre as doses será o mesmo de outras faixas etárias. Assim, entre a primeira e segunda doses, passarão 28 dias.

Feita a aprovação, assim como todo o processo de vacinação, a aplicação será feita pelos estados e municípios. Mais informações a esse respeito deverão ser divulgadas em breve.

Importância da vacinação de crianças nessa faixa

Um levantamento feito pelo Observatório da Primeira Infância mostrou um dado bastante triste. Ele apontou que o Brasil registrou, em média, duas mortes de crianças menores de cinco anos por dia desde o início da pandemia. O estudo é coordenado por pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Os menores de cinco anos no país ainda respondem por uma quantidade muito grande de casos. Quando vamos vacinando os mais velhos há um desvio natural da faixa etária do número de infecções para os mais novos ainda não vacinados”, alertou Renato Kfouri, pediatra infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunização ao G1.

Assim, o infectologista ressalta que também é muito importante aguardar a autorização de outras vacinas para bebês a partir de 6 meses. “Temos duas crianças por dia, menores de 5 anos, morrendo de Covid, quase 50% no primeiro ano de vida. Nenhuma outra doença prevenível e evitável fez esse tamanho impacto na saúde. É necessário que vacinemos“, completou Kfouri na entrevista ao G1.

Covid-19: Anvisa libera CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos de idade
Créditos: Correio Braziliense

Quais vacinas estão disponíveis para crianças?

No Brasil, desde de janeiro de 2022, duas vacinas foram liberadas para o público infantil. No caso, a própria Coronavac já é aplicada em crianças acima de 6 anos. Já o imunizante da Pfizer é prescrito para aquelas que tenham 5 anos ou mais.

 

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Nota Premiada Bahia Como Se Cadastrar e Concorrer a Prêmios

Há vários programas de educação fiscal espalhados pelo país. Eles visam incentivar cidadãos e cidadãs …

Aluguel Social Para Idosos Tem Inscrições No Mato Groso Do Sul

O Programa Locação Social – Parque Público está com as inscrições abertas para aluguel social …

Programa IPVA Em Dia Oferece Parcelamentos No Rio De Janeiro

O programa IPVA em Dia surgiu como uma ótima opção para proprietários e proprietárias de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *