Vacinação Covid 19 Quarta Dose

Quem Pode Tomar Vacina Contra o HPV Pelo SUS Gratuitamente?

O Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou o uso da vacina contra o papilomavírus humano (HPV4). Agora, pessoas imunossuprimidas de até 45 anos podem receber o imunizante. Cabe salientar que a aplicação é de forma gratuita. A medida beneficia, por exemplo, pessoas que passaram por transplantes de órgãos, vivem com HIV ou tratam algum tipo de câncer.

A ampliação do acesso à vacina do HPV foi anunciada na quinta-feira (07/07) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, o esquema vacinal contra o vírus será de três doses. Isso ocorre independentemente da idade do ou da paciente.

Advertisements

Muita gente, porém, não sabe sobre o porquê que se deve tomar a vacina contra o HPV. É importante esclarecer esse ponto, pois se trata de uma vacina bastante importante e que evita muitos problemas sérios de saúde. Esse imunizante protege contra o desenvolvimento de lesões nos órgãos sexuais que podem levar ao desenvolvimento de câncer. Um dos mais comuns associados ao HPV é o câncer de colo de útero.

HPV: homens imunossuprimidos com até 45 anos podem se vacinar em SP | Saúde | iG
HPV: homens imunossuprimidos com até 45 anos podem se vacinar/ Créditos: portal Saúde

Veja o vídeo sobre Conecte SUS no Canal Programas Sociais BR:

Advertisements

A medida de ampliação a pessoas imunossuprimidas, assim, ganha importância ainda maior.

Advertisements

“A imunossupressão crônica é um dos principais fatores de risco para aquisição e persistência do HPV. Este também é um importante fator de risco para a progressão de lesões pré-cancerosas e neoplasias, especialmente em pessoas vivendo com HIV/Aids, transplantados de células tronco-hematopoiéticas e órgãos sólidos e indivíduos em tratamento para câncer (radio e/ou quimioterapia)”, afirma o Ministério da Saúde, no comunicado.

Nesse sentido, o acesso à vacina do HPV beneficia muitas pessoas, considerando que cerca de 700 mil casos novos da doença são identificados todos os anos no Brasil.

Quem pode se imunizar contra o HPV no SUS?

Após a última atualização da Saúde, três grupos de pessoas podem se imunizar contra o HPV, de forma gratuita, pelo SUS. As vacinas estão distribuídas em unidades de saúde por todo o Brasil. Os grupos que podem se vacinar são:

  • Meninas de 9 a 14 anos;
  • Meninos de 11 a 14 anos;
  • Homens e mulheres imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

Quem já se infectou por algum tipo pode se vacinar?

Mesmo pessoas que já contraíram alguma forma de HPV devem se imunizar. Para tanto, devem se encaixar nos critérios do SUS, que utiliza a fórmula é tetravalente. Muitas pessoas que já tiveram a infecção não sabem de qual tipo de vírus tiveram. Por isso, a vacina pode proteger dos outros com os quais a pessoa não se infectou.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Cursos Disponíveis Senai

Senai-PB Abre Inscrições Para 10 Cursos 100% Gratuitos

O Senai da Paraíba (Senai-PB) está com inscrições abertas para cursos gratuitos. Serão capacitações nas …

AEPW/ Créditos: reprodução

AEPW vai criar 60 centros de reciclagem no Brasil

A Alliance To End Plastic Waste (AEPW) acaba de anunciar o seu primeiro projeto no …

Auxílio Brasil tem fila de 2,78 milhões de famílias

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta um dado preocupante sobre o …