São Paulo Adota Documento Digital RG Para Pets

 RG Digital Para Seu Amigo Pet Prefeitura SPDesde o último dia 15/11, a cidade de São Paulo adotou um registro eletrônico para animais domésticos. Trata-se do Registro Geral do Animal (RGA) digital. Ele é gratuito e visa tornar mais fácil a identificação dos animais. Além disso, ele se tornará obrigatório para tutores.

O documento serve como carteira de identidade para os animais. Nele, constam informações sobre o pet e também sobreo tutor. Ao cadastrar o animal de estimação, o cidadão também ganha uma plaqueta com o número do registro. Ele pode ser usado permanentemente na coleira do cão ou do gato, por exemplo, ou item similar de outro bicho.

Com o documento digital dos pets, a prefeitura visa garantir a segurança dos animais. “É fundamental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou roubados puderam reencontrar suas famílias porque estavam com a plaqueta de identificação presa na coleira”, explicou Analy Xavier, da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), ao site Olhar Digital.

Esse documento torna mais fácil uma ação das autoridades para, por exemplo, devolver um animal ao seu tutor em caso de perda. Não obstante, informações como vacinação também são cadastradas.

Como tirar o RGA digital?

Para fazer o registro do animal doméstico é bem simples. E todo o processo é feito pelo portal SP 156, da prefeitura de São Paulo. Deve-se fazer o registro na aba de serviços, no item Registro Geral do Animal (RGA) – Solicitar identidade do animal.

O RGA deve ser solicitado assim que o animal completar 3 meses de vida, ou quando o animal estiver sob a responsabilidade do solicitante. Para solicitar o RGA do seu animal, é necessário ter mais de 18 anos e viver na cidade de São Paulo.

Para solicitar, o tutor deve fornecer RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, é necessário fornecer foto do animal, juntamente do comprovante de vacinação, quando houver. Além da opção de solicitação online, é possível solicitar o documento presencialmente nos postos de atendimento da prefeitura. Para tanto, é necessário agendamento prévio.

Placa de identificação

Feito o registro do animal, o tutor ou tutora recebe uma carteira de RGA e uma plaqueta de identificação. Nela, haverá o número do registro do animal e o telefone da Prefeitura. A prefeitura orienta que a plaqueta deve ficar sempre presa à coleira do animal. Assim, irá facilitar a localização do tutor (responsável) caso o cão ou o gato se perca.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Receita Federal Lança Ferramenta Para Proteger o Seu CPF

Não Seja “Laranja” a Receita Federal criou uma maneira para proteger brasileiros e brasileiras das …

Harvard Disponibiliza Cursos Online Gratuitos Em Português

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é renomada instituição de ensino superior fundada em …

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *