Governo RN Aplica a 4ª Dose Da Vacina Acima De 60 Anos

Vacinação Covid 19 Quarta DoseA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte começou no último dia 19 a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19. A campanha de aplicação será para pessoas acima dos 60 anos de idade. A campanha foi intitulada Dia V de Vacinação, e terá uma grande mobilização para ampliação da imunização contra a doença em todo o estado.

A orientação da Sesap é de que todos os municípios potiguares mantenham seus postos de saúde abertos. Além disso, a orientação é para que estimulem a população a concluírem ou iniciarem seu esquema vacinal. Cada cidade anunciará como irá atuar na iniciativa.

O início da aplicação da quarta dose para idosos veio de decisão tomada em reunião da Câmara Técnica da Vacina, ocorrida nesta quarta-feira (16). Na capital, Natal, a aplicação da quarta dose em pessoas com 60 anos ou mais teve início na última sexta-feira (18).

Quem pode se vacinar nessa fase da campanha?

A quarta dose do imunizante será destinada para a população a partir dos 60 anos de idade. Serão utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca. Elas deverão ser aplicadas após quatro meses da terceira dose (D3). A escolha da vacina se dará de acordo com a disponibilidade do imunizante nas unidades de saúde.

Para o Dia V, a Sesap vai distribuir 80.603 doses para adultos. Delas, serão 28.420 são para D4 e 13.110 doses da Pfizer pediátrica, esta que é voltada para crianças de 5 a 11 anos de idade. Os números de vacinação no Rio Grande do Norte ainda estão muito aquém do que é considerado adequado por especialistas.

Vacinação no Rio Grande do Norte

De acordo com o Portal RN +Vacina, a faixa etária com menor percentual de cobertura vacinal são as crianças de 5 a 11 anos. Nesse público, apenas 52% recebeu a primeira dose. Isso representa 177.515 crianças.

As crianças totalmente vacinadas com as duas doses representam um percentual ainda menor, que é de 10%. Isso significa um espectro de 34.656 crianças entre 5 e 11 anos. Já na faixa de 12 a 17 anos, são 277.328 vacinados com uma dose e 214.297 com as duas doses, o que totaliza 67%.

Para a população acima de dezoito anos, o percentual de vacinados com a primeira dose já atinge 92%. Porém, o número cai bastante quando se consideram as pessoas que tomaram a terceira dose. Nesse caso, somente 48% da população acima dos 18 anos tomou a dose de reforço.

Assim sendo, a campanha, além do novo reforço para pessoas com 60 anos ou mais, a ideia é aumentar esses números, ainda baixos, de vacinação no Rio Grande do Norte.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Aprenda Mais Oferece Cursos Gratuitos De Idiomas

A plataforma Aprenda Mais, do MEC — Ministério da Educação, atua oferecendo vários cursos gratuitos …

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Vacina Contra Gripe Influenza

Vacinação Da Gripe Em São Paulo Calendário 2024

Sabemos que todos os anos há a vacinação contra a gripe Influenza, porém nesse ano de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *