TSE Lança Campanha Para Jovens Tirarem Título De Eleitor

Tirar o Título De Eleitor OnlineEntre os dias 14 e 18 de março, o Tribunal Superior Eleitoral –TSE promove Campanha para Jovem Tirar o Título de Eleitor. O objetivo da iniciativa foi o de incentivar que jovens entre 16 e 18 anos tirem seu título de eleitor. Mais que isso, tirarem o documento em prazo hábil para votarem nas próximas eleições.

De acordo com a Constituição de 1988, qualquer pessoa com mais de 16 anos pode votar. Contudo, o voto passa a ser obrigatório somente a partir dos 18 anos.

Uma das razões para essa campanha é o baixo engajamento eleitoral dos jovens aptos, porém não obrigados a votar, esse ano. A participação dessa faixa, aparentemente, será a menor da história.

Segundo o TSE, a procura desses jovens pela retirada do primeiro título e participação nas eleições é a menor da história. Isso em relação desde que essa participação passou a ser medida, a 30 anos. Atualmente, apenas 10% dos menores de idade aptos a votar tem sua situação regular.

Isso é muito pouco ante um número de pouco menos de 1/4 do total que foi às urnas três décadas atrás. Muitas razões são apontadas para a baixa adesão desses jovens ao processo eleitoral.

De todo modo, a campanha do TSE visa ao menos atenuar esse quadro até o dia 04 de maio. Esse é prazo final para regularização do Título de Eleitor para votar nas eleições desse ano. Cabe ressaltar que pessoas que vão completar 16 anos até a data do primeiro turno podem votar. Isso desde que tirem seu Título de Eleitor. Veja como, na seção abaixo.

O que fazer para tirar o título?

O TSE disponibiliza um passo-a-passo para que essas pessoas possam regularizar sua situação eleitoral. Primeiramente, é preciso acessar a página Titulonet, cujo endereço é o cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento.

Nessa página, é solicitado que a pessoa informe a sua Unidade Federativa (UF).

Depois de informa-la, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação (como a Carteira de Identidade, por exemplo). Além disso, devem ser enviados:

  • foto do comprovante de residência atualizado;
  • certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos.

Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Depois de feito o requerimento, é possível acompanhá-lo aqui: www.cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/acompanharRequerimento.

Cabe, por fim, relembrar que é necessário regularizar sua situação até o próximo dia 04 de maio para votar em 2022.

Outras informações

O TSE, na seção “Sobre o Título”, há uma série de perguntas e respostas gerais sobre o Título de Eleitor. O endereço para obter essas informações é o www.justicaeleitoral.jus.br/titulo-eleitoral/.

Nesse caso, além das questões referentes ao primeiro título (importante para os jovens alvo da campanha) há vários outros temas. É possível checar informações sobre a segunda via ou regularização de sua situação eleitoral, por exemplo.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Arquiteto Gratuito Pelas Prefeituras

Serviços De Arquitetura Gratuito Pelas Prefeituras

Ao cidadão Brasileiro um lembrete: Serviços de Arquitetura Gratuito que as Prefeitura de todo o …

Programa Luz Popular Zera Conta De Luz No Piauí

O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) sancionou a lei nº 8.433, de 03 de …

Como Solicitar Castração Gratuita De Animais Em São Paulo

O município de São Paulo oferece um serviço serviço de castração de animais desde 2001. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *