CNH Social Gratuita Inscrição

DF Lança Chamada Para o Programa De CNH Social

CNH Social Gratuita InscriçãoO Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou, na manhã da última segunda-feira (21), a segunda edição do Programa Habilitação Social.

As inscrições para a nova edição do programa estão previstas para o período de 25 de abril a 25 de maio de 2022. Terminado esse prazo, a Sedes e a Sejus terão 60 dias para publicara a lista de pessoas selecionadas. Ela será dividida por cada órgão, em sistema informatizado disponibilizado pelo Detran-DF.

Advertisements

A segunda edição do programa de CNH Social no DF vai disponibilizar cinco mil vagas. Dessas, 1.500 serão na modalidade Estudante Habilitado e outras 3.500 na modalidade Cidadão Habilitado. Além disso, o programa reserva 20% das vagas a pessoas que estão contempladas em programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Com efeito, outros 20% das vagas são para pessoas assistidas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Outros 60% restantes são destinados ao Projeto Formação Profissional, oferecido diretamente pelo Detran.

Advertisements

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas em plataforma disponibilizada no site do Detran-DF. O endereço do órgão é o www.cnh-social.detran.df.gov.br/. Cada categoria terá exigências específicas. Elas serão:

Categoria Cidadão Habilitado

Advertisements

Para concorrer a uma vaga na categoria “Cidadão Habilitado” é preciso:

  • Saber ler e escrever
  • Residir no DF há pelo menos 2 anos
  • Não ter sofrido nenhuma penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, nos últimos 12 meses antes da inscrição
  • Ter CPF e RG
  • Ser maior de 18 anos
  • Ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
  • Categoria Estudante Habilitado

Para concorrer a uma vaga na categoria “Estudante Habilitado” é preciso:

Residir no DF há pelo menos 2 anos

  • Não ter sofrido penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, no período correspondente aos 12 meses anteriores à inscrição no programa
  • Ser penalmente imputável
  • Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH
  • Ter CPF e RG
  • Ter entre 18 e 25 anos
  • Ter inscrição ativa no CadÚnico
  • Ter inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado dele no ano anterior à inscrição no programa
  • Estar cursando ou ter concluído os 3 anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em instituições privadas, o que deve ser comprovado por certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC)

Outras exigências

Após a publicação do resultado final, haverá prazo de 30 dias para agendar a coleta biométrica e abrir o Registro Nacional de Condutor Habilitado (Renach). Perderá o benefício quem perder esse prazo.

Feita a coleta biométrica e abertura do Registro, haverá outro prazo 40 dias para realizar os exames médicos e psicológicos. Depois disso, há prazo de outros 30 dias para se matricular em algum centro de formação.

Quem abandonar o processo após a realização de qualquer um dos exames ou não concluir o processo de habilitação no prazo de 12 meses não poderá fazer processo de CNH Social no DF por dois anos.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Conheça o Programa Trabalho Sustentável Do Governo Federal

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (05/05), um novo programa. Ele visa orientar trabalhadores(as) e …

Cartier Incentivo Social

Cartier Vai Eleger o Melhor Empreendedorismo Feminino No Mundo

A partir do dia 16 de maio, a Cartier começará a receber inscrições para seu …

Veja como receber e sacar o dinheiro do PIS-PASEP

Pis/Pasep Esquecido Pode Ser Sacado Muitos Brasileiros

De acordo com dados do governo federal, aproximadamente 800 mil pessoas ainda podem solicitar o …