DF Lança Chamada Para o Programa De CNH Social

CNH Social Gratuita InscriçãoO Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou, na manhã da última segunda-feira (21), a segunda edição do Programa Habilitação Social.

As inscrições para a nova edição do programa estão previstas para o período de 25 de abril a 25 de maio de 2022. Terminado esse prazo, a Sedes e a Sejus terão 60 dias para publicara a lista de pessoas selecionadas. Ela será dividida por cada órgão, em sistema informatizado disponibilizado pelo Detran-DF.

A segunda edição do programa de CNH Social no DF vai disponibilizar cinco mil vagas. Dessas, 1.500 serão na modalidade Estudante Habilitado e outras 3.500 na modalidade Cidadão Habilitado. Além disso, o programa reserva 20% das vagas a pessoas que estão contempladas em programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Com efeito, outros 20% das vagas são para pessoas assistidas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Outros 60% restantes são destinados ao Projeto Formação Profissional, oferecido diretamente pelo Detran.

Veja o vídeo sobre este assuntos e outros no Canal Programas Sociais BR:

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas em plataforma disponibilizada no site do Detran-DF. O endereço do órgão é o www.cnh-social.detran.df.gov.br/. Cada categoria terá exigências específicas. Elas serão:

Categoria Cidadão Habilitado

Para concorrer a uma vaga na categoria “Cidadão Habilitado” é preciso:

  • Saber ler e escrever
  • Residir no DF há pelo menos 2 anos
  • Não ter sofrido nenhuma penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, nos últimos 12 meses antes da inscrição
  • Ter CPF e RG
  • Ser maior de 18 anos
  • Ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
  • Categoria Estudante Habilitado

Para concorrer a uma vaga na categoria “Estudante Habilitado” é preciso:

Residir no DF há pelo menos 2 anos

  • Não ter sofrido penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, no período correspondente aos 12 meses anteriores à inscrição no programa
  • Ser penalmente imputável
  • Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH
  • Ter CPF e RG
  • Ter entre 18 e 25 anos
  • Ter inscrição ativa no CadÚnico
  • Ter inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado dele no ano anterior à inscrição no programa
  • Estar cursando ou ter concluído os 3 anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em instituições privadas, o que deve ser comprovado por certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC)

Outras exigências

Após a publicação do resultado final, haverá prazo de 30 dias para agendar a coleta biométrica e abrir o Registro Nacional de Condutor Habilitado (Renach). Perderá o benefício quem perder esse prazo.

Feita a coleta biométrica e abertura do Registro, haverá outro prazo 40 dias para realizar os exames médicos e psicológicos. Depois disso, há prazo de outros 30 dias para se matricular em algum centro de formação.

Quem abandonar o processo após a realização de qualquer um dos exames ou não concluir o processo de habilitação no prazo de 12 meses não poderá fazer processo de CNH Social no DF por dois anos.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Previdência Social - INSS

Aposentadoria a Sua Estabilidade Para o Futuro

Com o futuro a passos largos a vida da gente precisa de planejamento visando o …

Volta Do Minha Casa Minha Vida

Minha Casa Minha Vida Ampliado Para Beneficiar Classe Média

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou na última segunda-feira, 11/03, mudanças no Minha …

Vagas De Empregos e Estágios Banco NuBank

Nubank Abre Vagas De Emprego e Programa De Estágio 2024

O Banco Online  Digital Nubank, maior fintech do Brasil, está com inscrições abertas no seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *