Detran ES Abre 10 Mil Vagas Para CNH Social Inscrições Abertas

CNH Social Gratuita InscriçãoO Governo do Espírito Santo anunciou a oferta de 10 mil vagas para a próxima etapa do programa de CNH Social 2022. A ação será totalmente gerida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo Detran/ES. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22). Esta será a única fase de inscrições no ano de 2022. Além disso, ela representa um recorde de vagas ofertadas em um ano, desde a criação do projeto.

As pessoas interessadas poderão se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro). Por sua vez, quem já tiver habilitação, pode pleitear adição da categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

No Espírito Santo, já foram ofertadas 30 mil CNHs de forma totalmente gratuita desde 2019, quando o programa foi relançado.

“É um programa que me deixa muito feliz, pois a maioria usa a carteira de motorista para trabalhar. Montamos esse programa no nosso governo passado e o aperfeiçoamos. Temos muitos avanços que construímos nesse governo. Queremos um Estado com oportunidades para todas as pessoas. Em quatro anos de gestão, teremos 30 mil pessoas com a CNH. Eu ando por esse Estado todo e encontro pessoas que conseguiram emprego após serem contempladas com o programa CNH Social”, afirmou o governador Renato Casagrande sobre o programa.

Veja o vídeo sobre este assuntos e outros no Canal Programas Sociais BR:

Inscrições abertas

As inscrições foram abertas no dia 22/03 e vão até as 23:59h do dia 01/04. Elas devem ser feitas pela internet, pelo site do Detran-ES: www.detran.es.gov.br/. Ou diretamente na página: www.inscricao.detran.es.gov.br/cidadao/inscricao

Para se inscrever, basta preencher os dados solicitados, que devem bater com àqueles que constem no CadÚnico. Na inscrição, a pessoa que se candidatar deverá selecionar a categoria desejada entre as seguintes opções:

  • Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista;
  • Adição de categoria A (moto);
  • Adição de Categoria B (carro);
  • Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus);
  • Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta).

Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Requisitos para obter CNH gratuitamente no ES

Como requisitos para inscrição, é necessário ter cadastro ativo no CadÚnico, com os dados lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 12 de fevereiro de 2022. Além disso, é preciso ter mais de 18 anos completos no momento da inscrição.

É preciso também residir no Espírito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não ter impedimento legal de ter a CNH. Serão reservadas ainda 5% das inscrições para as pessoas com deficiência (PCDs).

A previsão é que a lista de pessoas selecionadas seja divulgada em 04/04.

 

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Tarifa Social Econômica Para Famílias

Espírito Santo Tem Cadastro Para Tarifa Social De Energia

No Espírito Santo, muitas famílias que teriam direito à Tarifa Social de Energia Elétrica ainda …

Atestado De Antecedentes Online

Como Obter Atestado De Antecedentes Criminais Pela Internet?

Para diversas finalidades, é necessária a emissão da Certidão Atestado de Antecedentes Criminais Protestos, falência, …

Bolsa Família Novas Regras

Cadastro Bolsa Família 2024 Entenda Como Funciona

Diversas famílias brasileiras já fazem o uso do Bolsa Família. O Novo Programa no ano …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *