Entenda a Recomendação Da Anvisa Sobre 3ª Dose Da Vacina

Vacina de ReforçoA Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou recomendações sobre o reforço vacinal contra a covid-19. Contrariamente ao Ministério da Saúde, recomendou que a vacinação de reforço deve ser feita, preferencialmente, com uma vacina homóloga. Assim sendo, o reforço deverá ser  com o mesmo imunizante recebido no esquema primário de vacinação (duas doses ou dose única).

A recomendação foi feita nessa quarta-feira, 24 de novembro. Com efeito, a decisão foi feita de forma unânime.

Esta recomendação vale para quem recebeu as duas doses da Pfizer, da AstraZeneca e a dose única da Janssen. A exceção fica para quem recebeu duas aplicações da CoronaVac. Nesse caso, a dose adicional da vacina deverá ser a da Pfizer, segundo a Anvisa.

A Anvisa passou a recomendar a vacinação homóloga de reforço com os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e Janssen. Isso ocorreu após os fabricantes pedirem ao órgão regulador a inclusão de uma dose adicional nas suas respectivas bulas. A agência, em 24/11, aprovou essa alteração na bula do produto da Pfizer.

Além disso, a Anvisa autorizou  a aplicação de uma dose de reforço para pessoas com 18 anos ou mais. Nesse caso, a autorização vale para aquelas pessoas que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses.

Por quê somente a Coronavac terá reforço com vacina diferente?

A recomendação da Anvisa quanto a Coronavac nada tem a ver com a qualidade ou segurança desse imunizante.   Segundo a Anvisa, a recomendação se deve ao fato de, até o momento, o Instituto Butantan não ter pedido à agência a inclusão de uma dose de reforço da própria vacina na bula do produto.

“Recomendamos que a dose de reforço para CoronaVac fosse heteróloga, preferencialmente com a vacina da Pfizer, até que a gente tenha novos dados e que o Instituto Butantan nos apresente mais informações, tendo em vista que não há dados da CoronaVac na Anvisa para dose de reforço e considerando as avaliações de outros países”, explicou a diretora relatora Meiruze Freitas.

A decisão de ontem foi aprovada por unanimidade na 18ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada na Anvisa.

Outras recomendações da Anvisa

Além da questão da terceira dose, a Anvisa fez mais algumas recomendações relacionadas ao combate à covid-19. São elas:

  • Adoção de um programa adicional para o monitoramento e farmacovigilância do uso da vacinação em desacordo com a bula;
  • Acompanhamento pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) das doses de reforço aplicadas das vacinas contra a covid-19;
  • Adiamento, por precaução, da dose adicional de vacina de mRNA em indivíduos que tiveram miocardite ou pericardite após qualquer dose anterior da vacina de mRNA. Isso vale até que mais informações estejam disponíveis. A mesma medida deve ser adotada para todas as vacinas em caso do vacinado ter apresentado evento adverso grave após qualquer dose anterior.
Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Como Solicitar Castração Gratuita De Animais Em São Paulo

O município de São Paulo oferece um serviço serviço de castração de animais desde 2001. …

São Paulo Aprova Programa Habitacional Para Policiais

No último dia 27/06, a Alesp — Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou …

Instituto Cacau Show

Veja As Oportunidades Sociais Do Instituto Cacau Show

Conheça as diversas oportunidades sociais que o Instituto Cacau Show proporciona aos interessados durante o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *