No início de novembro, o governo de São Paulo pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para vacinar crianças. Assim, foi enviado em 03 de novembro pedido para que seja analisado o uso da Coronavac para o público entre 5 e 11 anos. Agora, a agência nacional recebeu um segundo pedido para a vacinação de pessoas nessa faixa etária.
Isso porque a Pfizer oficializou na última sexta-feira (12) o pedido junto à Anvisa para vacinar crianças entre 5 e 11 anos. Já autorizado nos Estados Unidos, o imunizante dessa farmacêutica vem sendo aplicado em crianças desde pelo menos outubro de 2021.
A vacina da Pfizer já está registrada no Brasil desde 23 de fevereiro de 2021. O registro inicial contemplou pessoas com mais de 16 anos. No dia 11 de junho desse anos, a Anvisa autorizou a inclusão da faixa etária de 12 a 15 anos. “A Anvisa recebeu a solicitação da Pfizer para incluir a faixa etária de 5 a 11 anos na indicação da sua vacina contra a Covid-19. O pedido entrou na Anvisa nesta sexta-feira (12/11)”, disse a agência em nota oficial.
No Brasil, ainda não há imunizantes autorizados para a faixa etária de 5 a 11 anos. A vacina da Pfizer vem sendo utilizada para imunizar adolescentes entre 12 e 17 anos.
Análise da Anvisa
Normalmente, a Anvisa leva entre 2 a 3 semanas para decidir a possibilidade de autorizar uma nova vacina. Na última terça-feira (9), representantes da farmacêutica e a agência se encontraram para uma reunião de pré-submissão do pedido. Há um prazo oficial é de 30 dias.
Já no caso da Coronavac, não foi divulgado o prazo para a autorização. Houve, em agosto de 2021, uma recusa da Anvisa ao governo paulista e Instituto Butantã nesse sentido. À ocasião, foi alegado que faltaram alguns dados, que deverão ser apresentados no próximo pedido.
De acordo com o informado pela Pfizer, a dose de vacina para crianças entre 5 e 11 anos será modificada. Assim sendo, ela será menor do que a dose para adolescentes acima dos 12 anos. A farmacêutica explicou que esse ajuste se dá em função de uma nova formulação desenvolvida pela empresa.
Autorização nos Estados Unidos
Os Estados Unidos começaram a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 em 03 de novembro de 2021. Isso começou justamente depois da autorização concedida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.
“O CDC agora expande a recomendação de vacinação para cerca de 28 milhões de crianças nesta faixa etária nos Estados Unidos e permite que os distribuidores comecem a vaciná-las o mais rápido possível”, disse o documento, divulgado no site do órgão.
Outro ponto importante é que a Multinacional sempre disponibiliza Vagas de Empregos em são Paulo capital e na sua fábrica em Itapevi/SP, veja e acompanhe: www.pfizer.com.br/sobre-a-pfizer/instalacoes-e-enderecos.
BOA SORTE !!
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!