Com a instabilidade recente do Conecte SUS, moradores de Santa Catarina têm uma opção a mais para conseguirem comprovante de vacina. Isso vale também para quem perdeu o documento que traz informações sobre o esquema vacinal contra a Covid-19.
Entregues no ato da imunização, esses documentos podem ter uma segunda via solicitada junto a unidades de saúde. Ela é disponibilizada como carteira em papel para os municípios, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
No documento físico constam todas as informações necessárias para comprovar estar em dia com a imunização. Há dados como o da data de aplicação, número do lote e fabricante. “É um documento importante que precisa ser guardado. Portanto, basta apresentar a carteirinha como comprovante de vacinação tanto para receber a segunda dose e as doses de reforço, como para comprovar a situação vacinal em estabelecimentos que se utilizam do protocolo ‘Evento Seguro'”, segundo nota da SES.
Abaixo, orientações sobre como obter o documento em Florianópolis, Blumenau, Joinville e Criciúma.
Os moradores da Capital catarinense podem buscar o Centro de Saúde de Referência do seu bairro para obter um novo documento. Qualquer unidade, inclusive a mesma em que tomou as doses da vacina, pode emitir uma segunda via dele. A lista completa com os contatos do Centros de Saúde estão no site da prefeitura municipal de Florianópolis.
Moradores da cidade do vale do Itajaí também podem buscar o documento junto as unidades de saúde mais próximas. Com efeito, ainda existe a opção de consultar o registro da vacina de maneira online. Basta fazer isso pelo aplicativo da rede municipal Pronto Mobile. É necessário fazer um cadastro nele, caso não o tenha.
Já na cidade do Norte catarinense, a orientação dada pela prefeitura é a de buscar a segunda via do comprovante em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da Família. A lista completa delas pode ser consultada no .
De acordo com a administração municipal, os dados dos moradores também são adicionados em um sistema municipal.
Em Criciúma, o comprovante de vacinação pode ser solicitado pelo cidadão em qualquer unidade de saúde. Nessa cidade do Sul catarinense, as unidades atendem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para fazer a solicitação, é necessário apresentar documento com foto. É necessário que a solicitação seja feita pela própria pessoa que foi imunizada.
A prefeitura explicou que os dados das pessoas vacinadas na cidade também ficam registrados na plataforma Minha Vacina.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
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