Vacina

Como Agendar a 3ª Dose Ou Reforço Da Vacina Contra Covid

VacinaJá faz meses que o Sistema Único de Saúde (SUS) vem aplicando a Terceira Dose ou Reforço da vacina contra a covid-19. Inicialmente, pessoas idosas vinham tomando doses de reforço. Porém, com as atualizações recentes feitas por Ministério da Saúde e Anvisa, todos os maiores de 18 anos deverão tomar uma dose adicional.

Diante disso, algumas cidades já estão realizando agendamentos (ou nem precisa de agendamento é só ir ao Posto) para a aplicação da terceira dose. A princípio, poderão tomar a dose extra quem já completou o esquema vacinal a 4 meses, (anteciparam era 5 meses). Como completar o esquema vacinal, entende-se quem tomou duas doses de Coronavac, Pfizer e/ou AstraZeneca (sendo as duas doses da mesma marca ou não) ou a dose única da Jansen. O reforço será aplicado com vacina diferente daquela que tomou.

Advertisements

Cada cidade tem autonomia para fazer seu agendamento. Aqui, explicamos alguns procedimentos já em ação em cidades do Sudeste do Brasil. Mais exatamente, suas capitais. Outras postagens explicarão mais procedimentos de mais cidades, posteriormente.

No momento, cabe procurar informações sobre a aplicação da terceira dose junto às autoridades de saúde do seu município, muitas cidades nem precisa agendar é só ir até um posto de saúde e levar o seu RG com número de CPF ou imprimir o número do seu SUS pelo Conecte SUS: conectesus.saude.gov.br/home.

Agendamento da 3ª dose em São Paulo

Em São Paulo, o agendamento deverá ser feito no portal Vacina Já. A plataforma foi criada com o objetivo de agilizar o atendimento durante a vacinação, juntamente com agendamentos. Mas existe um outro aplicativo, mais recente, que também auxilia na vacinação. No caso, é a plataforma De Olho na Fila. Ele mostra o fluxo do atendimento em cada posto de vacinação.

Advertisements

Nesse aplicativo, é possível verificar qual a vacina disponível para cada dose do cronograma e quantas pessoas ainda aguardam para receberem a 3ª dose.

Agendamento da 3ª dose em Belo Horizonte

Belo Horizonte também já começou a convocar os trabalhadores da saúde com 19 anos completos até o dia 30 de novembro.  Nesse caso, é preciso ter tomado a segunda dose há cinco meses, pelo menos. Para realizar o reforço vacinal é preciso apresentar o documento de identidade original com foto, o CPF e algum documento que comprove a atuação na área da saúde de Belo Horizonte.

Advertisements

Outros grupos já vem tomando a terceira dose em Belo Horizonte. Não há, contudo, algum tipo de agendamento na capital mineira, exceto em casos excepcionais, como pessoas com baixa mobilidade. A Prefeitura de Belo Horizonte divulga o cronograma de vacinação neste site prefeitura.pbh.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-covid-19.

Agendamento da 3ª dose no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, nenhuma orientação a respeito da necessidade de agendamento foi divulgada. Até o dia 30 de novembro, trabalhadores da área de saúde que já receberam a segunda dose em maio poderão tomar a dose de reforço. Até dezembro, a 3ª dose será ampliada para quem completou o esquema vacinal em junho.

Agendamento da 3ª dose em Vitória

Em Vitória, capital do Espírito Santo, o agendamento é feito no site agendamento.vitoria.es.gov.br/. A prefeitura já organizou o cronograma da terceira dose. É fundamental, antes de fazer o cadastro, conferir se está no grupo elegível.

O cronograma a Prefeitura de Vitória pode ser lido no site www.vitoria.es.gov.br/vacinometro.

Demais Cidades, se informe no seu posto de Saúde!!

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Vale-Gás Para Família de Baixa Renda

Consulta a Auxílio Gás 2022 Já Pode Ser Feita, Saiba Mais

Junto ao Auxílio Brasil, o governo começará a pagar em janeiro o Auxílio Gás. O …

Vagas Abertas Na Toyota Empilhadeiras

Toyota Empilhadeiras Tem Vagas De Emprego Abertas

A Toyota é uma multinacional japonesa, com atuação em vários ramos, como a produção de …

Belo Horizonte PHB Publica Calendário De Auxílio Municipal

A Prefeitura de Belo Horizonte – PBH inicia  em Janeiro os pagamentos do Auxílio Belo …