A CNH Digital está tramitando como uma alternativa ao documento de papel, sendo mais prática aos condutores que podem apresentar a um policial ou oficial da Polícia Federal através do seu telefone. O novo formato está disponível para acesso gratuitamente no Smartphone.
Para obter esse documento em formato digital, é preciso que o cidadão já tenha a versão em papel e com o QR Code localizado na parte interna.
Se não tiver a imagem no documento, a orientação é que se faça uma antecipação ou solicitação de uma segunda via. Em versões antigas o QR Code não é suportado. Mas e você sabia que os jovens que possuem CadÚnico
podem fazer o processo de graça? Muitos ainda não se atentam a esse detalhe que passou a ser lei segundo o Governo Federal.
Como funciona a CNH Digital?
Através da Carteira Digital todas as informações que estão impressas no documento encontram-se disponíveis na tela do seu Smartphone. E pode ser acessado sem a conexão com o Wi-Fi ou de dados móveis habilitados.
Passo a passo para tirar a sua CNH Digital
Confira a seguir todas as etapas que você precisa passar para tirar a sua Carteira:
- Tenha a sua CNH e QR Code em mãos, efetue o cadastro no Portal de Serviços do Denatran que é dentro do Portal do Governo do Brasil: www.servicos.serpro.gov.br/cnh-digital/ Ou veja o Passo a Passo e o App no portal do Denatran: www.servicos.serpro.gov.br/carteira-digital/cnh-digital
- Crie o seu login e senha no Portal do Governo do Brasil;
- Ative a conta por meio do link que vai ser enviado até o seu e-mail;
- Se lhe for pedido o certificado digital, você vai ser encaminhado para [email protected]. Vale lembrar que ainda temos estados que estão se atualizando ao sistema virtual de trânsito;
- Faça a Instalação do Aplicativo “Carteira Nacional Digital”;
- Gere a chave de acesso com 4 dígitos;
Processo gratuito da CNH Digital para inscritos no CadÚnico
Para conseguir este documento, você precisará passar por todo o processo em uma Autoescola, exames e prova de direção. Mas o que você deve estar interessado, é como comprovar o seu cadastro no programa e conseguir uma vaga para o processo da CNH gratuita. Lembre-se que até o presente momento apenas São Paulo, Espírito Santos, Goiás e Distrito Federal aceitam inscrições gratuitas.
Confira aqui os requisitos:
- Possuir uma renda de até 2 salários mínimos;
- Estar desemprego há pelo menos 12 meses;
- Nunca ter trabalhado com carteira assinada;
- Pessoas que possuam uma necessidade especial;
- Ter sido aluno da rede pública e completado o Ensino Médio;
- Beneficiários do Bolsa Família;
Mais informações podem ser solicitadas através da Central da CNH Social: 0800 728 2891.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos