Vacinação Contra o Sarampo

Calendário 2022 Da Campanha De Vacinação Contra Sarampo

Vacinação Contra o SarampoO Ministério da Saúde anunciou no fim de março a campanha nacional de vacina contra Sarampo em 2022. A meta é de vacinar indiscriminadamente todas as crianças do Brasil até o meio do ano. Isso vale até para aquelas que já receberam uma dose do imunizante. A cobertura vacinal contra o sarampo vem diminuindo desde 2016. Com isso, alguns surtos como o que vem acontecendo neste mês de abril em São Paulo vem acontecendo.

A campanha será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Isso vai totalizar um público de 12,9 milhões de crianças nessa faixa etária. Além disso, na primeira fase, serão vacinados trabalhadores e trabalhadoras da saúde, que serão convocados(as) para atualizar a situação vacinal.

Advertisements

A estratégia é que a vacinação contra o sarampo aconteça juntamente com a que está sendo feita contra a gripe (a vacina contra o vírus influenza, aplicada de forma anual). Nesta estratégia, as vacinas tríplice viral e influenza serão ofertadas para administração na mesma visita ao serviço de saúde. Dito de outra forma, serão aplicadas as duas no mesmo dia.

A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações. Essa medida visa a redução de oportunidades perdidas de vacinação.

Advertisements

Confira o calendário da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação contra o Sarampo

De acordo com o Ministério da Saúde, o calendário para a vacinação contra sarampo nesse ano de 2022 será o seguinte:

  • De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza;
  • De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o Sarampo para crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

Onde tomar a vacina?

A campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde. Assim como outras campanhas de imunização, a aplicação das vacinas seguirá de acordo com as administrações de saúde municipais e estaduais. Ao todo, são mais de 50 mil postos de saúde pelo Brasil que irão aplicar os imunizantes.

Advertisements

Assim, é preciso checar com as secretarias de saúde de cada cidade para verificar datas e postos onde a vacina será aplicada.

Abaixo, alguns links de informações sobre a campanha de vacinação contra sarampo em algumas cidades e estados:

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Goiás Abre Inscrições Para Aluguel Social Em Mais Cidades

O programa Pra Ter Onde Morar, programa de Aluguel Social do estado de Goiás, está …

Bolsa Do Povo: Conheça Alguns Benefícios Do Programa

O Bolsa do Povo é um programa criado pelo Governo de São Paulo no ano …

Serviços Prefeitura BH PBH

Emprega BH Abre Inscrições Para Capacitação e Vagas De Emprego

As inscrições para os cursos do programa Emprega BH no Transporte e outras opções importantes …