A campanha para a vacinação 2022 contra a Gripe segue no Brasil. Agora, depois do reforço da Covid, está começando a Vacinação da Gripe, pois muitas pessoas morrem todos os anos no Brasil e no Mundo por causa desta doença. Mas existem outras importantes campanhas de vacinação ocorrendo no país. Assim sendo, o calendário para a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, foi divulgado neste mês de março.
A campanha tem início já no dia 4 de abril, uma segunda-feira. Serão distribuídas 80 milhões de doses contra Influenza. Assim, será batida a meta de vacinação de 79,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários. Cabe ressaltar que idosos e trabalhadores da área da saúde são os primeiros a serem vacinados. Depois, haverá no calendário espaço para outros grupos.
“Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, a vacinação contra a gripe é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19”, disse o Ministério da Saúde. Veja a notícia do Governo: www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/marco/ministerio-da-saude-anuncia-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-a-partir-de-4-de-abril.
De acordo com o governo, a campanha contra a gripe irá ocorrer em duas etapas. Também está previsto o dia D de vacinação. Ele consiste numa mobilização para que todos compareçam aos postos. A data prevista para o dia D é 30 de abril.
Veja o calendário completo
Abaixo, o calendário completo, segundo os grupos prioritários:
Primeira etapa – entre os dias 04/04 e 02/05
- idosos com 60 anos ou mais;
- trabalhadores da saúde;
Segunda etapa – entre os dias 03/05 e 03/06
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Professores(as);
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros(as) e trabalhadores(as) de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores(as) portuários;
- Funcionários(as) do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.
Importância da vacinação contra a gripe
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a gripe é uma doença das mais perigosas. Cabe lembrar que o vírus causador da gripe, as variantes do influenza, já provocaram terríveis pandemias no mundo. A mais conhecida delas, a da chamada “gripe espanhola” (o influenza-A) provocou a morte de mais de 100 milhões de pessoas no início do século 20.
A mais recente, conhecida como gripe suína, ocorreu em 2009. Além das mortes, provocou grandes prejuízos e pânico ao redor do mundo. A vacinação, aplicada de forma anual no Brasil, diminui o risco de infecção pelo vírus, assim como do desenvolvimento de quadros mais graves.
Sabia mais aqui: www.blog.saude.mg.gov.br/a-importancia-da-vacina-contra-influenza/.
