O Governo Federal oferece uma série de programas sociais à população e entre eles está a Identidade Jovem, ou ID Jovem, como é conhecido. Ele oferece vários benefícios, como a meia entrada em eventos diversos, além de poder fazer viagens interestaduais gratuitamente. Esse último benefício é muito procurado, por exemplo, por estudantes que estudam em municípios ou estados diferentes do que têm residência.
Por meio desse documento, os inscritos podem ainda se beneficiar com meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de contar com vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Sua regulamentação segue de acordo com o disposto no Decreto nº 8.537/2015, promulgado no governo Dilma Rousseff.
Com efeito, assim como outros benefícios e programas sociais, para se solicitar e obter a ID Jovem também é necessário que o interessado cumpra alguns requisitos do programa. Tratam-se de restrições conforme idade, condição social e outros.
Aqui, explicamos todos eles e como é o procedimento para que ela seja solicitada.
Quem pode solicitar a ID Jovem?
A ID Jovem, a rigor, pode ser solicitada por qualquer jovem, estudante ou não, desde que preencha os todos os critérios. Assim sendo, inicialmente, um dos critérios é de idade: é necessário ter idade entre 15 a 29 anos. Outro critério é social: é necessário, assim, ter renda familiar total de até dois salários mínimos.
Por esse motivo, a participação na ID Jovem está condicionada ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Assim, por meio das informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, é possível verificar a condição de renda do solicitante.
Mesmo durante a pandemia, a inscrição dos jovens no CadÚnico continua como requisito básico para a emissão da ID Jovem. Quem não tiver o cadastro, deverá fazê-lo e aguardar 45 dias para fazer a solicitação da ID Jovem.
Assim, antes de solicitar, é fundamental que o interessado procure saber se possui cadastro ativo no sistema. Feito isso e atendendo os requisitos, é possível fazer a solicitação.
Também, ID Jovem Viagem
Está categoria oferece ao jovem viagens! O documento contempla duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário.
Como solicitar a ID Jovem?
A ID Jovem pode ser disponibilizada de forma gratuita pela internet. Quem já tem o CadÚnico ativo já pode fazer a solicitação, e quem efetuou um primeiro cadastro deverá esperar o prazo de 45 dias. Feito isso, o interessado deve acessar o site www.gov.br/secretariageral/pt-br/juventude/idjovem e registrar os dados solicitados. Outra opção é fazer a solicitação por meio do aplicativo de celular. Aqui, explicamos como isso pode ser feito.
Os dados solicitados são esses:
- nome completo;
- nome completo da mãe;
- data de nascimento;
- número do NIS;
Depois disso, o solicitante deve confirmar os dados e envia-los para a avaliação do governo federal e, assim que aprovado, estará disponível.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!