Vacina Covid Cadastro de Vacinação

Quarta Dose Da Vacina Será Necessária Para Toda a População?

A 4ª Dose Da VacinaçãoA quarta 4ª dose da vacina contra covid-19 é mesmo necessária? Todos(as), independentemente da faixa etária, deverão tomar mais uma dose do imunizante? Tais perguntas têm sido feitas pelas pessoas, mas também pelos sistemas de saúde e cientistas em todo o mundo.

Essas questões ganharam nova dimensão principalmente depois do surgimento da variante Ômicron e agora a nova Delta e Ômicron a Deltacron. Mais contagiosa que as anteriores, essa variante foi responsável por nova onda da covid-19 no início de 2022. Diante disso, especialistas buscam entender a fundo quais serão benefícios que poderiam ser obtidos com uma quarta dose.

Advertisements

No Brasil, desde o final de 2021, houve autorização e orientações do Ministério da Saúde para que a quarta dose fosse aplicada em pessoas com imunossupressão. Assim sendo, várias cidades brasileiras já vem aplicando a dose adicional de reforço a esse público.

Com efeito, alguns estados brasileiros vem anunciando que nova dose de reforço também será aplicada em idosos. Em São Paulo, a aplicação da quarta dose começa no dia 21/03. Ela será destinada pessoas com 80 anos ou mais. No mesmo dia, terá início a vacinação de idosos também no estado do Espírito Santo.

Advertisements

Em São Paulo, o objetivo é ampliar o acesso do reforço a outras faixas etárias até chegar na população de 60 anos. Para chegar a essa decisão, o Comitê Científico da Covid do governo paulista levou em conta o alto índice de mortalidade entre os idosos por conta da Ômicron.

O que cientistas dizem sobre a quarta dose?

Em janeiro de 2022, um estudo israelense chegou a concluir que uma quarta dose da vacina contra a covid-19 aumenta os anticorpos. Por isso, o nível de imunização de quem toma a dose adicional pode se tornar maior, evitando hospitalização.

Advertisements

De acordo com o estudo, que pode ser lido aqui (em inglês), a quarta dose triplica a proteção contra a covid-19 para pessoas com mais de 60 anos. Recentemente, o CEO da Pfizer, Albert Bourla, declarou que a quarta dose do imunizante, segundo estudos do laboratório da farmacêutica, será necessária. Baseado nesse tipo de estudo que autoridades públicas de saúde têm tomado decisões sobre doses adicionais.

Assim, é possível que nos próximos meses a quarta dose do imunizante seja ampliada não somente no Brasil.

A vacina contra a covid-19 será sazonal?

Existem ainda especialistas que partem da hipótese de que a vacina contra a doença causada pelo sars-cov-2 deva ser sazonal. Se for o caso, teremos de toma-la anualmente, tal como já acontece contra o vírus influenza, causador da gripe.

Para que isso aconteça, ainda alguns dados deverão ser observados, como se vai haver significativa queda da imunidade das pessoas depois das 3 doses ou se haverá novas mutações do vírus.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Goiás Abre Inscrições Para Aluguel Social Em Mais Cidades

O programa Pra Ter Onde Morar, programa de Aluguel Social do estado de Goiás, está …

Bolsa Do Povo: Conheça Alguns Benefícios Do Programa

O Bolsa do Povo é um programa criado pelo Governo de São Paulo no ano …

Serviços Prefeitura BH PBH

Emprega BH Abre Inscrições Para Capacitação e Vagas De Emprego

As inscrições para os cursos do programa Emprega BH no Transporte e outras opções importantes …