A partir de segunda-feira (21/03) pessoas com mais de 60 anos começarão a ser vacinados com a quarta dose da vacina contra a covid-19 no Espírito Santo. O governador Renato Casagrande (PSB) fez o anúncio nas suas redes sociais na última sexta-feira (18/03).
Segunda-feira, 21 março, daremos início a vacinação da 4ª dose contra a COVID19 nos idosos no Espírito Santo. Por meio do ICEPi, junto com o Ministério da Saúde e o HUCAM será realizado um estudo de efetividade e imunogenicidade da medida. Vamos proteger nossos idosos capixabas.
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) March 18, 2022
A imunização terá início no município de Cariacica, na Unidade de Saúde de Itaquari. Lá, o governador estará pessoalmente na manhã da próxima segunda para acompanhar a vacinação de idosos. Assim, será feito lançamento dessa nova etapa da campanha de imunização.
De acordo com o que foi divulgado pelo governo estadual, um estudo será realizado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) junto com o Ministério da Saúde e o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam). Assim, poderão verificar a efetividade da quarta dose.
Contudo, até momento, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) não informou detalhes sobre a nova etapa de vacinação. Dessa forma, o Espírito Santo acompanha a decisão do que já vai ocorrer noutro estado do sudeste, São Paulo. Neste último, de acordo com anúncio do governo, o reforço na vacinação de idosos terá início também no dia 21/03.
Em São Paulo, a quarta dose será aplicada naqueles idosos que receberam a terceira dose a quatro meses. O Espírito Santo deverá seguir essa tendência, que vem seguindo padrão de aplicação dos imunizantes no Brasil.
Quarta dose aprovada pelo Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde publicou nota técnica na qual orientava a aplicação da quarta dose em 21 de novembro de 2021. Naquela ocasião, o que estava descrito era determinações a respeito de se aplicar a dose de reforço adicional em maiores de 18 anos com imunossupressão.
Segundo o Ministério da Saúde, são considerados imunossuprimidos quem estiver em pelo menos uma das condições abaixo:
- Imunodeficiência primária grave;
- Quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/Aids;
- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune, você terá a lista completa no link abaixo;
- Auto-inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Informações na próxima semana
As informações mais detalhadas da quarta dose para idosos no Espírito Santo serão divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado. O endereço para se informar é o www.saude.es.gov.br/.


Pesquise Artigos