11 Milhões De Crianças Ainda Não Tomaram Vacina Contra Pólio

Faltam menos de duas semanas do fim da campanha nacional contra a poliomielite. Porém, mais de 11,1 milhões de crianças ainda não receberam a vacina contra a doença. E isso é um dado preocupante. O Brasil já erradicou essa doença, que corre risco de retornar se a vacinação continuar baixa.

De acordo com Ministério da Saúde, já houve cerca de 3,174 milhões de aplicações até esta segunda-feira, 29/08. Apesar de o número parecer alto, corresponde a somente 22,1% do público-alvo.

Lançada pelo governo federal em 8 de agosto, a mobilização vai até 9 de setembro. A campanha pretende atingir cobertura igual ou maior que 95% do público. Cerca de 14,3 milhões de crianças devem ser vacinadas, de acordo com informe técnico do ministério.

Razões para a baixa procura

Segundo especialistas, existem vários motivos para a baixa procura. Entre eles estão a pandemia, por exemplo. Além disso, existem dificuldades de pais que trabalham de levar os filhos aos postos de saúde. Os horários deles, em muitas cidades, ocorrem no meio do expediente de trabalho e escolar.

Poliomielite: ampla imunização de crianças é a única forma de prevenir a  volta do vírus que causa a paralisia infantil - Portal AMM
Créditos: governo de Minas Gerais

Também explica a baixa procura a também baixa percepção de risco diante do longo período sem casos da doença. Por ela ter sido erradicada no Brasil, a maioria das pessoas não sabe da gravidade da poliomielite. Junta-se a isso falta de campanhas mais intensas do governo federal.

Há também as fake news e teorias da conspiração disseminadas sobre insegurança ou ineficácia dos imunizantes. Esse tipo de desinformação também atrapalha, colocando a saúde de todas as pessoas em risco. Há países no mundo em que registros da doença vem aumentando. Por isso, uma baixa cobertura vacinal no Brasil pode trazer essa grave doença de volta.

Poliomielite: doença extremamente grave e contagiosa

A pólio, ou paralisia infantil, é altamente contagiosa, além de ter mortalidade bastante elevada. A doença atinge principalmente crianças com menos de cinco anos e que vivem em alta vulnerabilidade social. Ela atinge sobretudo àquelas crianças que viem onde não há tratamento de água e esgoto adequado.

Ela é causada poliovírus. Esse vírus passa de pessoa para pessoa por via fecal-oral ou por água ou alimentos contaminados. Pode passar também de forma oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.

Uma vez no corpo, vírus ataca o intestino. Porém, depois disso, ele pode chegar ao sistema nervoso. Uma vez lá,  provocar paralisia irreversível nas pernas e demais membros. Em casos mais graves, provoca paralisia também dos músculos respiratórios, o que pode levar à morte.

A poliomielite não tem cura. Existe apenas prevenção, que é feita com a vacina. Ela é gratuita e oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul? Depois das chuvas ocorridas …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *