Vacinação Domiciliar

BH Libera Vacina Contra a Gripe Para Toda a População

Na próxima segunda-feira (27) toda a população de Belo Horizonte (MG) pode se vacinar gratuitamente contra a gripe. As doses serão aplicadas em pessoas a partir de seis meses de idade. Até o momento, mais de 570 mil pessoas já tomaram a dose na capital mineira. Porém, isso corresponde a somente 49,8% do público-alvo contemplado na campanha. A cobertura indicada para garantir proteção da população é de 90%.

Até o dia 24/06, a campanha de vacinação contra a gripe em BH atendia a públicos específicos. Assim, contemplava crianças até 5 anos de idade, idosos acima de 60 e pessoas com comorbidades. Com a ampliação, espera-se que aumente a cobertura da vacina contra a gripe em todos os grupos. Quem já podia ter sido vacinado, poderá receber o imunizante nessa nova etapa.

Advertisements
Prefeitura convoca trabalhadores da Saúde para a 4ª dose da vacina contra Covid
Créditos: Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

As aplicações são realizadas nos Centros de Saúde, localizados nos bairros e regionais de Belo Horizonte. Há também postos extras, como em drogarias conveniadas com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Há também pontos de drive-thru. Contudo, nestes locais a vacina é aplicada apenas para adultos. A Secretaria Municipal de Saúde mantém, ainda, parceria com drogarias para vacinação dos idosos.

Os horários e endereços completos de todos os locais estão disponíveis no site da PBH, no endereço www.prefeitura.pbh.gov.br/vacinacao-influenza.

Advertisements

Movimento baixo nos postos

O jornal Estado de Minas divulgou matéria horas antes do anúncio da PBH. Nela, a equipe de reportagem do jornal percorreu vários centros de saúde da capital. A intenção era a de verificar o movimento no que era, até então, último dia de vacinação da gripe na atual campanha. A reportagem constatou que havia baixa procura pela vacina e uma movimentação normal nos postos.

Cabe salientar que a campanha em BH começou juntamente com a campanha federal, em abril. Ela seguiu até 03/06, sendo prorrogada até o dia 24/06. Antes, atendia grupos prioritários, relacionados à idade, comorbidades ou determinadas profissões (como docentes e profissionais de saúde). Agora, atende a população em geral.

Advertisements

Afinal, é importante vacinar contra a gripe?

A resposta é sim. E isso é um consenso da área médica. Apesar de muitas vezes as pessoas confudirem a gripe com os resfriados e a associarem a doença leve, ela pode trazer complicações. A vacinação é de extrema importância, já que evita o agravamento da doença e as suas complicações mais sérias.

Entre as complicações mais sérias de saúde que podem ser causadas ou desencadeadas pela gripe estão:

  • pneumonia bacteriana;
  • pneumonite viral;
  • otite;
  • sinusite;
  • piora de quadros crônicos como asma, diabetes e insuficiência cardíaca.

Portanto, é de suma importância se vacinar assim que o imunizante estiver disponível.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Auxílio Brasil tem fila de 2,78 milhões de famílias

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta um dado preocupante sobre o …

Vale-Gás Para Família de Baixa Renda

Vale-Gás Tem A Maior Fila De Espera De Programas Federais

O Vale-Gás nacional é o benefício social do Governo Federal que, atualmente, possui a maior …

Casa Conjuntos Habitacionais GO

Projeto Cria Programa Para Professores Comprarem Imóvel

O Projeto de Lei 1920/22 (PL 1920/22) foi apresentado pelo deputado Márcio Macedo (PT-SE). Ele …