BH Libera Vacina Contra a Gripe Para Toda a População

Na próxima segunda-feira (27) toda a população de Belo Horizonte (MG) pode se vacinar gratuitamente contra a gripe. As doses serão aplicadas em pessoas a partir de seis meses de idade. Até o momento, mais de 570 mil pessoas já tomaram a dose na capital mineira. Porém, isso corresponde a somente 49,8% do público-alvo contemplado na campanha. A cobertura indicada para garantir proteção da população é de 90%.

Até o dia 24/06, a campanha de vacinação contra a gripe em BH atendia a públicos específicos. Assim, contemplava crianças até 5 anos de idade, idosos acima de 60 e pessoas com comorbidades. Com a ampliação, espera-se que aumente a cobertura da vacina contra a gripe em todos os grupos. Quem já podia ter sido vacinado, poderá receber o imunizante nessa nova etapa.

Prefeitura convoca trabalhadores da Saúde para a 4ª dose da vacina contra Covid
Créditos: Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

As aplicações são realizadas nos Centros de Saúde, localizados nos bairros e regionais de Belo Horizonte. Há também postos extras, como em drogarias conveniadas com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Há também pontos de drive-thru. Contudo, nestes locais a vacina é aplicada apenas para adultos. A Secretaria Municipal de Saúde mantém, ainda, parceria com drogarias para vacinação dos idosos.

Os horários e endereços completos de todos os locais estão disponíveis no site da PBH, no endereço www.prefeitura.pbh.gov.br/vacinacao-influenza.

Movimento baixo nos postos

O jornal Estado de Minas divulgou matéria horas antes do anúncio da PBH. Nela, a equipe de reportagem do jornal percorreu vários centros de saúde da capital. A intenção era a de verificar o movimento no que era, até então, último dia de vacinação da gripe na atual campanha. A reportagem constatou que havia baixa procura pela vacina e uma movimentação normal nos postos.

Cabe salientar que a campanha em BH começou juntamente com a campanha federal, em abril. Ela seguiu até 03/06, sendo prorrogada até o dia 24/06. Antes, atendia grupos prioritários, relacionados à idade, comorbidades ou determinadas profissões (como docentes e profissionais de saúde). Agora, atende a população em geral.

Afinal, é importante vacinar contra a gripe?

A resposta é sim. E isso é um consenso da área médica. Apesar de muitas vezes as pessoas confudirem a gripe com os resfriados e a associarem a doença leve, ela pode trazer complicações. A vacinação é de extrema importância, já que evita o agravamento da doença e as suas complicações mais sérias.

Entre as complicações mais sérias de saúde que podem ser causadas ou desencadeadas pela gripe estão:

  • pneumonia bacteriana;
  • pneumonite viral;
  • otite;
  • sinusite;
  • piora de quadros crônicos como asma, diabetes e insuficiência cardíaca.

Portanto, é de suma importância se vacinar assim que o imunizante estiver disponível.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Online Gratuitos Da Universidade Harvard

Harvard Disponibiliza Cursos Online Gratuitos Em Português

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é renomada instituição de ensino superior fundada em …

Programa Padrinho Legal Jundiaí SP

Programa ‘Padrinho Legal’ Abre Inscrições Em Jundiaí SP

O programa “Padrinho Legal” está com inscrições abertas, na cidade de Jundiaí (SP). Trata-se de …

Vacina Contra Gripe Influenza

Vacinação Da Gripe Em São Paulo Calendário 2024

Sabemos que todos os anos há a vacinação contra a gripe Influenza, porém nesse ano de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *