São Paulo Adota Documento Digital RG Para Pets

 RG Digital Para Seu Amigo Pet Prefeitura SPDesde o último dia 15/11, a cidade de São Paulo adotou um registro eletrônico para animais domésticos. Trata-se do Registro Geral do Animal (RGA) digital. Ele é gratuito e visa tornar mais fácil a identificação dos animais. Além disso, ele se tornará obrigatório para tutores.

O documento serve como carteira de identidade para os animais. Nele, constam informações sobre o pet e também sobreo tutor. Ao cadastrar o animal de estimação, o cidadão também ganha uma plaqueta com o número do registro. Ele pode ser usado permanentemente na coleira do cão ou do gato, por exemplo, ou item similar de outro bicho.

Com o documento digital dos pets, a prefeitura visa garantir a segurança dos animais. “É fundamental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou roubados puderam reencontrar suas famílias porque estavam com a plaqueta de identificação presa na coleira”, explicou Analy Xavier, da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), ao site Olhar Digital.

Esse documento torna mais fácil uma ação das autoridades para, por exemplo, devolver um animal ao seu tutor em caso de perda. Não obstante, informações como vacinação também são cadastradas.

Como tirar o RGA digital?

Para fazer o registro do animal doméstico é bem simples. E todo o processo é feito pelo portal SP 156, da prefeitura de São Paulo. Deve-se fazer o registro na aba de serviços, no item Registro Geral do Animal (RGA) – Solicitar identidade do animal.

O RGA deve ser solicitado assim que o animal completar 3 meses de vida, ou quando o animal estiver sob a responsabilidade do solicitante. Para solicitar o RGA do seu animal, é necessário ter mais de 18 anos e viver na cidade de São Paulo.

Para solicitar, o tutor deve fornecer RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, é necessário fornecer foto do animal, juntamente do comprovante de vacinação, quando houver. Além da opção de solicitação online, é possível solicitar o documento presencialmente nos postos de atendimento da prefeitura. Para tanto, é necessário agendamento prévio.

Placa de identificação

Feito o registro do animal, o tutor ou tutora recebe uma carteira de RGA e uma plaqueta de identificação. Nela, haverá o número do registro do animal e o telefone da Prefeitura. A prefeitura orienta que a plaqueta deve ficar sempre presa à coleira do animal. Assim, irá facilitar a localização do tutor (responsável) caso o cão ou o gato se perca.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

A Força Da Solidariedade Promove Vidas Mais Felizes

Este artigo explora a importância da solidariedade em nossa sociedade, destacando iniciativas como os varais …

Niterói Lança Programa De Cuidado Animal Para Famílias De Baixa Renda

A Prefeitura de Niterói assinou um convênio de mútua colaboração com a UFF (Universidade Federal …

Prefeitura De São Paulo Oferece Assistência Para Pessoas Trans

A Prefeitura de São Paulo vem oferecendo programas de assistência social para a população trans. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por Favor Assine Notificações Para Você Receber Novos Artigos!! Poderá cancelar a qualquer momento! OK Assinei Não Obrigado