A Prefeitura de Niterói assinou um convênio de mútua colaboração com a UFF (Universidade Federal Fluminense). Por meio dela, será oferecido, para famílias de baixa renda, serviços de cuidado com animais. Essas famílias terão acesso a avaliação clínica, exames laboratoriais e de imagem, além de tratamento de doenças em cães e gatos.
O termo de cooperação foi celebrado entre a UFF e órgãos da Prefeitura de Niterói, que são:
- SMARHS – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS)
- CEDA – Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais
- Hospital Veterinário da UFF.
O objetivo é promover saúde única e o bem-estar para cães e gatos de famílias inscritas em . Ao todo, serão mil consultas de média complexidade na primeira etapa do programa. A parceria entre UFF e Prefeitura de Niterói tem previsão de 12 meses. Está prevista possibilidade de prorrogação.
“É mais uma parceria com a universidade. Sempre tentei aproximar o Executivo da UFF com o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA). Temos parceria na área de inovação, o complexo de atletismo e na Cultura com o Cinema Icaraí. Termos hoje este espaço, que já está construído, mostra mais uma vez a importância dessa união. Muitas vezes famílias não têm condições de ter assistência para seus animais. Então é mais um passo”, ressaltou o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT).
Assistência gratuita a animais de famílias de baixa renda em Niterói
O termo de convênio entre o poder público de Niterói e a UFF prevê, como dissemos, mil consultas de média complexidade para cães e gatos. Podem ser beneficiados animais de moradores e moradoras da cidade com inscrição em programas sociais, como os inclusos no CadÚnico.
Além das consultas, os animais poderão fazer gratuitamente alguns exames. Entre eles, de sangue, bioquímica e citologia. Quando necessário, também podem receber encaminhamento para exames de imagem (Raio X e Ultrassonografia).
As consultas serão agendadas. Depois disso, haverá um acompanhamento do tratamento com consultas de revisão.
“A questão animal é muito sensível. O animal faz parte da família. Niterói vem trabalhando com leis de proteção animal e celebrando a gestão pública e a academia. É muito importante darmos mais esse passo para quem precisa”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Robertson.
Banco de DNA e pesquisas como parte do programa
O projeto também prevê a criação de um banco de DNA e Soroteca. Dessa forma, a partir do sangue dos animais, poderão ser feitas pesquisas que poderão servir para, por exemplo, prevenção futura de doenças.
A parceria também prevê a inserção de alunos e alunas de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária no projeto. Discentes, assim, irão se envolver tanto no estudo e quanto trabalhos formadores de futuros pesquisadores e pesquisadoras.
Mais informações, no site e plataformas sociais do HUVET (Hospital Veterinário da UFF).
Acompanhe Assuntos Importantes Para Você, Acreditamos….
Acompanhe Os Diversos Cursos Técnicos, Aqui
Como Não Ser “Laranja” Proteja Seu CPF De Golpes e Fraudes, Veja Aqui
Acompanhe Os Benefícios Sociais Para Você, Aqui
Saiba Mais Sobre o Novo Bolsa Família 2024
Mestre e doutor em História Social da Cultura — UFMG
Pesquise Artigos