Ministério da Saúde Explica Esquema Vacinal da Janssen

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (14/07) nova recomendação referente às vacinas. Ela vale para quem iniciou o esquema vacinal contra a covid-19 com o imunizante da Janssen. De acordo com a pasta, imunizante deve ser aplicado quatro vezes. Assim sendo, a divisão ficará da seguinte forma:

  1. dose única inicial
  2. seguida da primeira dose de reforço;
  3. segunda dose de reforço, ou 3ª dose;
  4. terceira dose de reforço, ou 4ª dose.

Dessa maneira, quem começou a vacinação com a Janssen terá de tomar as quatro doses da mesma maneira que quem começou com outros. A recomendação na íntegra pode ser lida aqui.

Saúde revê esquema vacinal da Janssen e passa a recomendar quatro doses do imunizante | Brasil | O Dia
Créditos: Jornal O Dia

A primeira dose de reforço da Janssen, ou 2ª dose, deve ser aplicada entre 2 e 6 meses após a dose única. Nesse caso, será com o mesmo imunizante. Já a aplicação de reforço, ou a 3ª dose, deve ser feita 4 meses depois da primeira dose de reforço, ou 2ª dose. Nesse caso, podem ser usadas as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou a própria Janssen.

Determinação do Ministério da Saúde

De acordo com ministério, pessoas com idade superior a 40 anos podem tomar o terceiro reforço. Este deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que também sejam usadas as vacinas Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

“É importante ressaltar que esse esquema é recomendado apenas para quem iniciou a vacinação contra a covid-19 com a Janssen, ou seja, tomou a dose única do imunizante. As pessoas que começaram o esquema vacinal (primeira e segunda dose) com outros imunizantes e se vacinaram com a Janssen como dose de reforço não se encaixam nessas recomendações”, explica a pasta em comunicado.

Cabe também ressaltar a informação sobre pessoas que começaram o esquema vacinal com outros imunizantes e se vacinaram com a Janssen como dose de reforço. Esse público não se encaixa nessas novas recomendações do Ministério da Saúde.

Vacinação no Brasil

Até o momento, cerca de 158 milhões de pessoas tomaram primeira e segunda doses de vacina contra a covid-19. Esse número é bom, considerando a média internacional. Isso representa 80% do público alvo. Decerto, o número tende a aumentar com a autorização do uso da Coronavac em crianças com idades entre 3 e 5 anos.

Porém, é ainda insuficiente. Muitas pessoas aptas a tomarem as duas doses ainda não o fizeram. Hoje, segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 21,5 milhões de brasileiras e brasileiros que deveriam tomar, mas não tomaram a 2ª dose. Com efeito, esses números ainda pioram se considerarmos as doses de reforço disponíveis no sistema de saúde.

 

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Nota Premiada Bahia Como Se Cadastrar e Concorrer a Prêmios

Há vários programas de educação fiscal espalhados pelo país. Eles visam incentivar cidadãos e cidadãs …

Aluguel Social Para Idosos Tem Inscrições No Mato Groso Do Sul

O Programa Locação Social – Parque Público está com as inscrições abertas para aluguel social …

Programa IPVA Em Dia Oferece Parcelamentos No Rio De Janeiro

O programa IPVA em Dia surgiu como uma ótima opção para proprietários e proprietárias de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *