Vacinação Covid 19 Quarta Dose

Ministério da Saúde Explica Esquema Vacinal da Janssen

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (14/07) nova recomendação referente às vacinas. Ela vale para quem iniciou o esquema vacinal contra a covid-19 com o imunizante da Janssen. De acordo com a pasta, imunizante deve ser aplicado quatro vezes. Assim sendo, a divisão ficará da seguinte forma:

  1. dose única inicial
  2. seguida da primeira dose de reforço;
  3. segunda dose de reforço, ou 3ª dose;
  4. terceira dose de reforço, ou 4ª dose.

Dessa maneira, quem começou a vacinação com a Janssen terá de tomar as quatro doses da mesma maneira que quem começou com outros. A recomendação na íntegra pode ser lida aqui.

Advertisements
Saúde revê esquema vacinal da Janssen e passa a recomendar quatro doses do imunizante | Brasil | O Dia
Créditos: Jornal O Dia

A primeira dose de reforço da Janssen, ou 2ª dose, deve ser aplicada entre 2 e 6 meses após a dose única. Nesse caso, será com o mesmo imunizante. Já a aplicação de reforço, ou a 3ª dose, deve ser feita 4 meses depois da primeira dose de reforço, ou 2ª dose. Nesse caso, podem ser usadas as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou a própria Janssen.

Determinação do Ministério da Saúde

De acordo com ministério, pessoas com idade superior a 40 anos podem tomar o terceiro reforço. Este deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que também sejam usadas as vacinas Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Advertisements

“É importante ressaltar que esse esquema é recomendado apenas para quem iniciou a vacinação contra a covid-19 com a Janssen, ou seja, tomou a dose única do imunizante. As pessoas que começaram o esquema vacinal (primeira e segunda dose) com outros imunizantes e se vacinaram com a Janssen como dose de reforço não se encaixam nessas recomendações”, explica a pasta em comunicado.

Cabe também ressaltar a informação sobre pessoas que começaram o esquema vacinal com outros imunizantes e se vacinaram com a Janssen como dose de reforço. Esse público não se encaixa nessas novas recomendações do Ministério da Saúde.

Advertisements

Vacinação no Brasil

Até o momento, cerca de 158 milhões de pessoas tomaram primeira e segunda doses de vacina contra a covid-19. Esse número é bom, considerando a média internacional. Isso representa 80% do público alvo. Decerto, o número tende a aumentar com a autorização do uso da Coronavac em crianças com idades entre 3 e 5 anos.

Porém, é ainda insuficiente. Muitas pessoas aptas a tomarem as duas doses ainda não o fizeram. Hoje, segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 21,5 milhões de brasileiras e brasileiros que deveriam tomar, mas não tomaram a 2ª dose. Com efeito, esses números ainda pioram se considerarmos as doses de reforço disponíveis no sistema de saúde.

 

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Cursos Disponíveis Senai

Senai-PB Abre Inscrições Para 10 Cursos 100% Gratuitos

O Senai da Paraíba (Senai-PB) está com inscrições abertas para cursos gratuitos. Serão capacitações nas …

AEPW/ Créditos: reprodução

AEPW vai criar 60 centros de reciclagem no Brasil

A Alliance To End Plastic Waste (AEPW) acaba de anunciar o seu primeiro projeto no …

Auxílio Brasil tem fila de 2,78 milhões de famílias

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta um dado preocupante sobre o …