Como Pessoas Que Moram Sozinhas Podem Receber Bolsa Família?

O ministro do Desenvolvimento Social, o senador Wellington Dias (PT), disse no final da semana passada uma informação importante sobre famílias unipessoais inscritas no Bolsa Família. Segundo o ministro haverá critérios para quem mora sozinha ou sozinho. No caso, quem compõe uma família unipessoal seguir recebendo o benefício.

O conjunto dessas regras será divulgado ao público contemplado pelo programa Bolsa Família quando ele for implementado definitivamente, em maio. O ministro citou um exemplo de uma família grande que por motivo de falecimento acabou se tornando unipessoal. Com efeito, Dias garantiu que nestes casos o beneficiário ou beneficiária seguirá recebendo. Contudo, também citou critérios necessários para permanecer no programa.

Bolsa Família | BIE - Banco de imagens externas - Está pront… | Flickr
Créditos: Flick

Nós temos uma situação em que tem um pai, uma mãe, tem aqui um filho, teve um acidente e morreram dois dessa família, ficou um. Essa família é uma família, ela tem aqui uma história de família. É diferente do que aconteceu agora. Vamos ser sinceros. O que teve foi, vota aqui e toma um cartão, vota ali e toma outro cartão. Foi meio que um toma lá da cá lamentável. […] Vai ter o vale-gás, vai ter Bolsa Família, mas cumprindo a lei, porque foi dado pra gente que ganha muito acima daquilo que é o critério e desorganizou a essência daquilo que é o Bolsa Família“, explicou dias.

Atualização cadastral

Dias também mencionou um critério essencial para permanecer no Bolsa Família. Isso, claro, após a ser feita a atualização cadastral. Como explicamos aqui, haverá um “pente fino” na base do CadUnico de forma a chegar aos casos de recebimento irregular.

Proposta cria benefício emergencial dentro do Bolsa Família para quando  houver pandemia – Money Times
Créditos: Flick

De acordo com Dias, será preciso atender a regra que determina uma renda mínima para receber o benefício. Dessa maneira, pessoas que moram sozinhas e possuem renda acima de R$210,00 ao mês serão automaticamente bloqueadas. Para tal público, o bloqueio deve vir a partir de março.

Para outras famílias será necessário cumprir algumas regras, como manter crianças na escola e com boa frequência, manter a vacinação em dia, dentre outras contrapartidas.

Um novo Bolsa Família

A retomada do Bolsa Família foi uma das principais promessas de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva(PT), eleito para seu terceiro mandato. Isso porque o então candidato se somava aos vários especialistas que faziam severas críticas ao Auxílio Brasil.

A crítica era de que o programa criado no governo Jair Bolsonaro (PL, 2019-2022) era mal desenhado, e não contribuía para a erradicação da miséria no Brasil.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Abertos Gratuitos Rio On

Plataforma Rio On Tem Inscrições Para Cursos Gratuitos

A Plataforma Rio On está com inscrições abertas para mais de 1.200 vagas em cursos …

Bolsas De Estudos Para Professores Pelo Governo Federal

Bolsas De Iniciação à Docência Serão Distribuídas Pelo Governo

O Governo Federal receberá inscrições para mais de 80 mil bolsas de iniciação à docência. …

Aprenda Mais Plataforma De Cursos Do MEC

Aprenda Mais Oferece Cursos Gratuitos De Idiomas

A plataforma Aprenda Mais, do MEC — Ministério da Educação, atua oferecendo vários cursos gratuitos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *