Gratuidade Nos Ônibus Para Pessoas De 60 e 64 Anos Liberada Em SP

Em São Paulo, haverá novidades para pessoas com idade entre 60 e 64 anos que utilizam os ônibus de forma gratuita. Isso porque passarão a contar com uma comodidade maior a partir de 1º de fevereiro. A partir dessa data, poderão recarregar a gratuidade todo inicio de mês. E isso poderá ser feito no mesmo cartão Bilhete Único que utilizavam anteriormente. Aqui explicamos melhor a novidade.
Veja o vídeo sobre o Bilhete Único Para Idoso abaixo e outros assuntos importante para você no Canal Programas Sociais BR:

O procedimento para fazer essa recarga será bastante simples. No caso, a pessoa que usa o sistema deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga. Cabe lembrar que esses equipamentos são encontrados nos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.

A gratuidade a pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida pelo Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022. Desde então, passageiras e passageiros nessa faixa etária podem apresentar um documento oficial com foto ao motorista no momento de desembarque.

Agora, isso poderá ser feito usando o Bilhete Único. A ideia é que com ele haverá maior comodidade e conforto para acessar o transporte público. Assim, será permitido que essas pessoas contempladas pela gratuidade passem a catraca e acessem a parte traseira do ônibus. Ou seja, acessar os espaços onde há mais oferta de assentos.

Ainda assim, a quem preferir desembarcar pela frente poderá  continuar apresentando seu documento ao motorista. Nesse caso, o procedimento será como ocorre no sistema atual, conforme prevê o Estatuto do Idoso.

Cartão do Bilhete Único

Para saber se seu cartão está ativo, basta fazer a consulta online, digitando seu CPF no site www.scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaCartao/.

Os créditos gratuitos serão concedidos a qualquer pessoa entre 60 e 64 anos que já possui o Bilhete Único cadastrado. Quem ainda não possui deve  fazer sua solicitação online. Ela deve ser feita no site www.bilheteunico.sptrans.com.br/gratuidade-60-64/.

Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via. Os pedidos podem ser feitos gratuitamente no site www.sptrans.com.br/atendimento.

É pedido apenas que se faça um cadastro simples no caso de ser o primeiro acesso. Não leva mais que alguns minutos para fazê-lo.

Uso pessoal e intransferível

A gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos creditada no Bilhete Único Comum é de uso pessoal e intransferível. Dessa maneira, cabe reforçar que haverá fiscalização, por meio das câmeras instaladas no interior dos ônibus, a respeito do uso dos cartões para obter a gratuidade no transporte público de São Paulo.

O uso do bilhete por terceiros pode levar à sua suspensão.

Acompanhe o Canal Programas Sociais BR no You Tube para assistir os vídeos de assuntos importantes de Utilidade Pública, como estes exemplos:

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

10 comments

  1. Wilhian Pereira Magalhães Ginzelis

    Bom dia !!
    Meu bilhete único está dando como inválido vcs podem mim ajudar

    • Maria margarida da silva

      Por favor to tentando fazer o bilhete pra idoso não consigo pelo site.pelo posto na Lgpz eu for consigo fazer a carteirinha.agradesco.obrigada

  2. luzia Batista de Freitas Santana

    vale de transporte para o idoso

    • luzia Batista de Freitas Santana

      ovale de transporte é uma ótima idéia, para os idosos guê beneficia o conforto na viagem

    • Adriana Artine

      Fui carregar hoje 01/02/2023 no metrô. Só gostaria de confirmar se o valor. É de R$11,00? Fiquei confusa qto ao valor.

  3. luzia Batista de Freitas Santana

    ovale de transporte é uma ótima idéia, para os idosos guê beneficia o conforto na viagem

    • Carlos Eduardo de Aguiar

      Carreguei o bilhete e está dando que é válido por 7 dias, hoje deu a mensagem que é válido por 6 dias. O que significa isso? Não é para o mês inteiro?

  4. Ronilcy Marques de Assis Menezes

    Eu gostei pois nunca tive benefícios nenhum, desde que soube que poderia fazer uso dos meus direitos,agradeço E hoje dia 1 de fevereiro fiz minha primeira recarga..

  5. ROSELI ALVES DA SILVA

    Estou achando uma palhaçada essa “gratuidade” que não é total como deveria ser .. usei o bilhete 5 dias e já diz que só tem 7 dias restantes. Como assim? Deveria usar o mês todo janque carreguei dia 1o hoje e dia 15 .
    E quem trabalha que orientaram a falar para a empresa cancelar o VT?
    E depois disso tem que pagar?
    Isso não é gratuitadade. Safadeza ! SE PUDEREM VERIFICAR E DAR RETORNO AGRADEÇO

    • Olá Roseli, este site é de divulgação, para reclamar é preciso enntrar no link da SPTrans, no artigo, e fazer a reclamação ou na Ouvidoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *