Em São Paulo, haverá novidades para pessoas com idade entre 60 e 64 anos que utilizam os ônibus de forma gratuita. Isso porque passarão a contar com uma comodidade maior a partir de 1º de fevereiro. A partir dessa data, poderão recarregar a gratuidade todo inicio de mês. E isso poderá ser feito no mesmo cartão Bilhete Único que utilizavam anteriormente. Aqui explicamos melhor a novidade.
Veja o vídeo sobre o Bilhete Único Para Idoso abaixo e outros assuntos importante para você no Canal Programas Sociais BR:
O procedimento para fazer essa recarga será bastante simples. No caso, a pessoa que usa o sistema deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga. Cabe lembrar que esses equipamentos são encontrados nos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.
A gratuidade a pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida pelo Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022. Desde então, passageiras e passageiros nessa faixa etária podem apresentar um documento oficial com foto ao motorista no momento de desembarque.
Agora, isso poderá ser feito usando o Bilhete Único. A ideia é que com ele haverá maior comodidade e conforto para acessar o transporte público. Assim, será permitido que essas pessoas contempladas pela gratuidade passem a catraca e acessem a parte traseira do ônibus. Ou seja, acessar os espaços onde há mais oferta de assentos.
Ainda assim, a quem preferir desembarcar pela frente poderá continuar apresentando seu documento ao motorista. Nesse caso, o procedimento será como ocorre no sistema atual, conforme prevê o Estatuto do Idoso.
Cartão do Bilhete Único
Para saber se seu cartão está ativo, basta fazer a consulta online, digitando seu CPF no site www.scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaCartao/.
Os créditos gratuitos serão concedidos a qualquer pessoa entre 60 e 64 anos que já possui o Bilhete Único cadastrado. Quem ainda não possui deve fazer sua solicitação online. Ela deve ser feita no site www.bilheteunico.sptrans.com.br/gratuidade-60-64/.
Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via. Os pedidos podem ser feitos gratuitamente no site www.sptrans.com.br/atendimento.
É pedido apenas que se faça um cadastro simples no caso de ser o primeiro acesso. Não leva mais que alguns minutos para fazê-lo.
Uso pessoal e intransferível
A gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos creditada no Bilhete Único Comum é de uso pessoal e intransferível. Dessa maneira, cabe reforçar que haverá fiscalização, por meio das câmeras instaladas no interior dos ônibus, a respeito do uso dos cartões para obter a gratuidade no transporte público de São Paulo.
O uso do bilhete por terceiros pode levar à sua suspensão.
Acompanhe o Canal Programas Sociais BR no You Tube para assistir os vídeos de assuntos importantes de Utilidade Pública, como estes exemplos:
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos