Bahia Vai Instituir Certificado De Vacinação Para Entrar Em Locais Públicos

A Bahia deverá instituir obrigatoriedade de Certificado de Vacinação contra covid-19 para entrada em lugares públicos. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), na última segunda-feira (13) em suas redes sociais . Dessa maneira, a Bahia seguirá exemplo já adotado em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

No mesmo dia, em entrevista coletiva em inauguração de uma policlícina em Serrinha, Costa disse que o governo estuda adiantar a segunda dose de pessoas com menos de 40 anos para acelerar a adoção da medida.

Mesmo sem divulgar maiores detalhes, documentos como o cartão de vacinas físico, emitido nas unidades de saúde, ou o certificado de vacina, emitido pelo aplicativo Conecte SUS, deverão servir de comprovação no estado da Bahia. Veja abaixo como emiti-los.

Como emitir comprovantes?

O cartão de vacinas, emitido nos postos de saúde, servem de comprovante de estar em dia com a imunização. Existe a opção de emissão dele por via digital, pelo site ou aplicativo Conecte SUS, do Sistema Único de Saúde.

Recapitulamos alguns pontos sobre como fazer o cadastro no Conecte SUS e emitir o comprovante de vacinação.

O Conecte SUS pode ser acessado via navegador ou por meio de dispositivo móvel, depois da instalação do aplicativo:

Instalado o aplicativo ou acessado via site, basta fazer um cadastro no Conecte SUS usando CPF ou número da Carteira Nacional de Saúde. Deve-se criar também uma senha no processo do cadastro. Depois disso:

  • No site ou no aplicativo, clique na aba ‘vacinas’
  • Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses)
  • Em seguida, clique em ‘certificado de vacinação’ – essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal

Feito isso, é possível emitir um documento em PDF. Nele, há com um QR Code com os dados sobre a vacinação. São dados validados pelo Ministério da Saúde, aceitos em todo o território nacional. Os comprovantes podem ser emitidos também em línguas estrangeiras, servido como comprovante internacional de vacinação.

Primeiro estado a exigir comprovante de vacinação

A Bahia é o primeiro estado brasileiro a anunciar essa medida. Porém, maiores detalhes ainda não foram dados, o que poderá ser feito em breve.

Com efeito, municípios de Rio de Janeiro e São Paulo já fizeram seus anúncios e já vem implementando esse tipo de exigência. Em São Paulo, a exigência de comprovante de vacina para entrar em lugares públicos já está vigente desde 1º de setembro de 2021. Por sua vez, o Rio de Janeiro passa a exigir essa comprovação a partir de 15 de setembro.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

IEL Abre Inscrições Em Bolsas De Estudos Em Vários Estados

O IEL — Instituto Euvaldo Lodi Da Federação Das Indústrias, abriu 174 vagas para bolsas …

Programa Nacional De Vacinação Nas Escolas Públicas é Sancionado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com um veto a Lei 14.886, de …

Bolsa Permanência Para Ensino Superior é Votado No Senado

O plenário do Senado vota, nesta terça-feira (11/06), a Bolsa Permanência para estudantes do Ensino …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *