UFMG Vacina Contra Covid e Gripe Simultaneamente

UFMG Desenvolve Vacina Que Imuniza Contra Covid e Gripe Simultaneamente

UFMG Vacina Contra Covid e Gripe SimultaneamenteUma equipe de cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão no processo de desenvolvimento de uma vacina que imuniza, simultaneamente, contra os vírus da gripe e a covid-19. De acordo com o professor Ricardo Gazinelli, que coordena o projeto, em matéria no jornal O Tempo, a pesquisa está na fase pré-clínica.

A vacina é testada em camundongos nessa fase. Há expectativa de que os ensaios em humanos comecem a partir do segundo semestre de 2022.

Advertisements

Conforme o estudo, quando se retirou uma proteína do vírus da gripe, ela não se multiplicou. O mesmo processo foi feito com o vírus causador da covid-19. Dessa forma, a vacina possibilitou a imunização contra as duas doenças.

Estamos trabalhando com um vírus não replicante da Influenza. Nossa ideia é retirar uma proteína dele, que impeça que o vírus saia da célula, abortando a sua multiplicação. Ao mesmo tempo, ele irá produzir resposta imune quando colocado em contato com a proteína do SarsCov 2, que é o gene que estamos trabalhando com a SpinTec. Com isso, o resultado é a indução bivalente“, disse Gazinelli também a’O Tempo.

Advertisements

Também explicou que não haverá necessidade de aplicação de doses de reforço. Dessa forma, uma única dose imunizará contra ambas doenças.

Financiamento

A vacina da UFMG contra gripe e covid-19 está sendo desenvolvida com alguns parceiros. São eles a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de São Paulo (USP). Além disso, conta com apoio para esta fase do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Advertisements

Mesmo assim, infelizmente, ainda não há recursos garantidos para o seguimento da pesquisa depois dessa fase.

Sete projetos de vacina

Apesar do subfinanciamento, que é a realidade atual da ciência no Brasil, a UFMG desenvolve sete pDojetos de desenvolvimento de vacinas totalmente brasileiras contra a covid-19.

A mais avançada delas é a SpinTech. Essa vacina aguarda liberação para testes em humanos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Aprovada, ela poderá ser usada como dose de reforço no processo de imunização nacional contra covid-19

Vacina mais barata

A SpinTech tem expectativa de custar cerca de cinco vezes menos que as outras vacinas que vem sendo usadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, a vacina da UFMG deverá custar cerca de R$12,00 a dose, contra R$60,00 que é a média das demais vacinas usadas no sistema de saúde no Brasil.

Ela deverá ser produzida no estado de Minas Gerais, pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Serviços Online Do Governo De Minas Gerais Comprovante de Vacinação

MG Disponibiliza Comprovante Digital De Vacinação e Serviços Online

Minas Gerais foi o primeiro estado do país a disponibilizar para a população Comprovante Digital …

Veja Como Emitir a Carteira De Vacinação Digital Em Salvador

Desde o início de 2021, o aplicativo Conecte SUS emite o Comprovante de Vacinação válido …

Conecte SUS Vacinação e Hospitalização

Conecte SUS Cadastro Ou Certificado Da Vacinação Pelo SUS

Para aproveitar o máximo do SUS (Sistema Único de Saúde) é como é chamado o …